O deputado Do Carmo (União) foi eleito vice-presidente.
“Um dia histórico”. Foi como classificou o deputado Renato Freitas (PT), o presidente da inédita Comissão de Igualdade Racial da Assembleia Legislativa do Paraná, a instalação do grupo, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (1º). E o parlamentar explica o motivo: nenhuma Casa de Leis estadual no Brasil tem uma comissão que trate exclusivamente do tema.
(Sonora)
O deputado de primeiro mandato, diz que assumir o grupo representa um avanço e uma demonstração de respeito da Assembleia com a sociedade negra paranaense. E mais: para ele, se encerra o ciclo da perseguição e do racismo que sofreu a partir de uma manifestação da qual participou e que teve repercussão nacional, como ele lembrou ao assumir o posto.
(Sonora)
A comissão tem a finalidade de apoiar, defender o segmento, atuar na criação das políticas públicas e elaborar e dar pareceres a projetos que proporcionem melhorias e fortaleçam programas destinados ao público negro, combatendo as desigualdades sociais e raciais. O deputado Do Carmo (União) foi eleito vice-presidente. O grupo de trabalho tem ainda os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD), Delegado Jacovós (PL), Soldado Adriano José (PP). Cloara Pinheiro (PSD) e Samuel Dantas (PROS).
A eleição simbólica foi conduzida pelo deputado Marcel Micheletto (PSD), primeiro vice-presidente da Assembleia, que enalteceu a escolha de Renato Freitas para presidir o grupo, pela luta dele contra o racismo ao longo dos anos, como o próprio Renato descreveu.
(Sonora)