Semáforos sonoros são instalados em 29 cruzamentos de Curitiba; veja quais são e como usar

0

Eles estão concentrados principalmente na região central da cidade, onde há maior circulação de pessoas

Atravessar um cruzamento movimentado costuma ser um desafio para pessoas com dificuldades de locomoção e deficientes visuais. Por isso, a prefeitura de Curitiba instalou, em 29 cruzamentos da cidade, semáforos sonoros para proporcionar mais segurança a esses grupos.

Eles estão concentrados principalmente na região central da cidade, onde há maior circulação de pessoas. Agora, a Setran está expandindo esse serviço para os bairros.

Os equipamentos contam com botoeiras que, ao serem acionadas, emitem sinais sonoros desde a abertura até o fim da  travessia para pedestres.

“O trânsito é de todos e para todos, por isso, buscamos desenvolver soluções para atender às necessidades de todos os curitibanos”,

explica a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella.

Como utilizar?

Para acionar o sinal sonoro do semáforo, o usuário deve pressionar o botão por cerca de três segundos, até sentir uma vibração. As instruções para a utilização do aparelho por cegos estão em braile, na parte de cima do equipamento.

O tempo de travessia pode ser prolongado se o pedestre tiver cartão-transporte de isento da Urbs, fornecido aos idosos e às pessoas com deficiência. Basta encostar o cartão de isento no equipamento e automaticamente o semáforo ficará aberto por mais tempo.

Para a travessia comum (sem tempo maior e sem sinal sonoro) basta pressionar o botão uma única vez, aguardar e atravessar quando o sinal estiver fechado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui