“Nutri, como faço para consumir um docinho sem atrapalhar a dieta?”

1

Os alimentos de alto índice glicêmico, ou seja, rápida absorção, liberam uma grande quantidade de insulina, o que leva o indivíduo a sentir fome mais rapidamente. Por isso, em uma dieta de emagrecimento, é preferível optar por alimentos de baixo índice glicêmico, ou seja, alimentos com absorção mais lenta, gerando assim, saciedade mais prolongada.

Esses alimentos doces, possuem alto índice glicémico, porém, é possível acrescentar na dieta, sem atrapalhar os resultados. Basta consumir na quantidade adequada (calculada ao seu plano alimentar) e em horários estratégicos, otimizando assim, a sua absorção.

Quais são os horários estratégicos para consumir um docinho?

As melhores refeições são, no pré ou pós treino. Quando consumido no pré treino, esse alimento fornecerá energia mais rapidamente para sua atividade física. Quando consumido no pós treino, será utilizado na reposição de glicogênio muscular, ou seja, não será estocado como gordura.

2 exemplos de lanches doces que podem ser seu pré ou pós treino:
– Pão com geléia;
– Pão doce de leite;

Lembrando que:
Deve ser observado a intensidade e desempenho do treino, para que a absorção desse alimento doce, se encaixe nessa estratégia. Também, essa refeição deve estar bem calculada ao seu plano alimentar, para que não exceda as calorias diária.

Observação: Para pessoas que não praticam atividade física, uma boa estratégia, é consumir seu docinho, após grandes refeições (almoço ou jantar). Porém sua quantidade deve ser reduzida. Por exemplo, 2 quadradinhos de chocolate 70% cacau, após o almoço.

Rafaela Gualberto
Nutricionista

1 COMENTÁRIO

  1. A Rafa é minha nutri! Que surpresa boa ver ela aqui.
    Sobre o chocolate, eu amo que está na minha dieta!! Me deixa mais feliz e com mais vontade de me manter na linha hehehehe

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui