Anticoncepcional atrapalha o ganho de massa muscular?

0

Primeiramente, vale ressaltar que, por questões fisiológicas, as mulheres apresentam quantidades baixas do hormônio testosterona comparada aos homens. Em contrapartida, as mulheres produzem o hormônio estrogênio em grandes quantidades, e ambos os hormônios favorecem a hipertrofia muscular.

Um estudo foi realizado com dois grupos de mulheres:

Grupo 1: Utilizava anticoncepcional, seguia dieta e praticava atividade física;

Grupo 2: Não utilizava anticoncepcional, seguia dieta e praticava atividade física.

Como o esperado, o grupo de mulheres que não utilizava anticoncepcional teve um ganho de massa muscular maior que o grupo que usava o contraceptivo oral.

Mas como o anticoncepcional influencia na hipertrofia muscular?

O anticoncepcional diminui os níveis de testosterona das mulheres, que por si só já é baixa, além de reduzir outros hormônios que também são responsáveis pela hipertrofia muscular. Além de aumentar a produção de cortisol, um hormônio catabolizante que pode acabar dificultando o ganho de massa muscular.

Mesmo em quantidades mais reduzidas, esses hormônios são capazes de atuar na hipertrofia muscular. Portanto, o fato de utilizar esse método contraceptivo, não impede o ganho de massa muscular.

Existem outros fatores mais relevantes que influenciam nesse processo, como dieta adequada, treino individualizado, descanso, sono, etc. Portanto, mulher que utiliza o contraceptivo oral consegue sim ganhar massa muscular, porém acaba sendo um processo um pouco mais lento, devido a diminuição desses hormônios.

Para mais dicas de nutrição, me siga no Instagram: @rafa.nutrii
Para mais informações sobre consulta nutricional: nutrirafaelag@gmail.com

Rafaela Gualberto
Nutricionista

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui