Dia Nacional da Araucária: Planta pré-histórica símbolo do Paraná e fonte do pinhão

Share

DOLÁR HOJE

Dólar: carregando...
Euro: carregando...
Libra: carregando...

Pesquisador se dedica à araucária há mais 40 anos e criou técnica que acelera produção, aumenta rentabilidade e ajuda na preservação. 

Árvore-símbolo do Paraná, Araucária.

Planta pré-histórica, árvore masculina e feminina, semente comestível, abrigo para aves, símbolo do Paraná. Essas são apenas algumas características que fazem da araucária (Araucaria angustifolia) uma das plantas mais importantes para a flora e fauna brasileira.

Neste sábado, dia 24 de junho, é celebrado o Dia Nacional da Araucária. A data foi criada em 2005 por decreto presidencial.

Também conhecida como pinheiro-do-paraná, a planta é nativa da região sul do Brasil. A exploração indiscriminada fez com que, desde a segunda metade do século XX, a araucária esteja em risco crítico de extinção, conforme a lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.

De planta “odiada” a opção rentável para a agricultura, a araucária é tema de estudos há mais 40 anos por pesquisadores do Paraná.

Características da planta

Com até 50 metros de altura, tronco reto e em forma de cilindro, com ramificações somente no topo, a araucária tem folhas pontiagudas. As sementes ficam agrupadas nas pinhas que, quando maduras, podem pesar até cinco quilos. O tempo médio de vida dela é de 300 a 400 anos.

A gralha-azul – ave símbolo do Paraná, a maitaca, o papagaio-de-peito-roxo, e o papagaio-charão são exemplos de aves que se alimentam das sementes e que também podem habitar a planta.

O engenheiro agrônomo, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisador Flávio Zanette é considerado um dos maiores especialistas em araucária do país. Ele explica, por exemplo, que as chamadas grimpas são “subgalhos” que caem da árvore.

“O ramo dela não é uma ramificação como de outras plantas, parece um prego enfiado no tronco que vivem na horizontal, um detalhe. Outro, a gente estudou que a planta tem folha caule e raiz. A araucária tem raiz, caule e os galhos”, afirma.

Mais lidas

DE TUDO UM POUCO