
Para comemorar o dia do Engenheiro Florestal, nesta quarta-feira, 12 de julho, a Associação Paranaense dos Engenheiros Florestais (AFEP), juntamente com o CREA-PR, promovem o primeiro “Fórum Híbrido – A IMPORTÂNCIA DA ENGENHARIA FLORESTAL – De onde viemos, Para onde vamos.”
O evento acontece durante todo o dia no Salão Nobre do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e contará com a presença de grandes nomes da Engenharia Florestal nacional, com trabalhos importantíssimos tanto na área acadêmica, quanto no mercado florestal, divididos em duas mesas de discussão, uma no período da manhã (das 9h às 12h) e outra no período da tarde (das 14h às 17h).
As inscrições para quem deseja participar do evento são gratuitas tanto para modalidade presencial, quanto online e estão disponível na plataforma Sympla, através do link (www.sympla.com.br/forum-hibrido-a-importancia-da-engenharia-florestal__2061835). O prazo para as inscrições irá até o dia 12 de julho, às 8h. As vagas presenciais são limitadas.
Pela manhã (De onde viemos) a mesa redonda trará um resgate histórico desta bela profissão, com a participação dos Engenheiros Florestais Antonio Albino Ramos, Ronaldo Viana Soares, Roberto Tuyoshi Hosokawa e Uwe Kotter. E mediação de Luiz Antônio Nunes de Mello (Manaus).
No período da tarde (Para onde vamos – das 14h às 17h) a conversa apresentará um retrato do mercado de trabalho atualmente e como as inovações na área tem beneficiado os resultados. Participarão os Engenheiros Florestais Ailson Augusto Loper, Maria Harumi Yoshioka, Pedro Dias, Erich Gomes Schaitza e Ivan Tomaselli. Com mediação da Lella Regina Curt Bettega.
SERVIÇO:
Evento presencial (vagas limitadas)
Local: Salão Nobre do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, Rua Emiliano Perneta, 174 Centro.
Evento online
Transmissão pelo Youtube
INSCRIÇÔES GRATUITAS
Os Engenheiros Florestais são o principal elo entre o setor produtivo da madeira e a responsabilidade sócio ambiental que a atividade exige.
Eles estão sempre em busca do equilíbrio entre o homem e a natureza, atuando em diversas áreas como competência para inventário e manejo florestal , quantificação de carbono pelas árvores , recuperação de áreas degradadas , licenciamento , estudos de impacto ambiental , pagamento por séculos ambientais ecossistêmicos , integração socioambiental no setor público e privado.
O Paraná é um expoente na área, tendo sido o local da primeira turma com formada em Engenharia Florestal do Brasil, pela Universidade Federal do Paraná. O curso foi criado em 5 de maio de 1960 na cidade de Viçosa-MG, mas após grandes queimadas que o Paraná enfrentava, foi transferido para o Campus da UFPR, a pedido do então governador do estado Ney Braga. Dando origem aos primeiros profissionais da área.
Atualmente o país possui mais de 70 cursos de Engenharia Florestal e no Paraná temos quatro instituições que ofertam esse curso: UFPR, UTFPR, UNICENTRO e PUCPR