Procuradoria da Mulher realiza Audiência Pública em alusão aos 17 anos da Lei Maria da Penha

0
Foto divulgação

No ano passando, foram concedidas mais de 400 mil medidas protetivas para as mulheres

Foto divulgação

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná realiza a Audiência Pública: “O papel das instituições no combate à violência de gênero”, para debater ações realizadas internamente e externamente visando o combate a esse tipo de violência. O evento será amanhã, no dia próximo dia 08 de agosto (terça-feira), às 9h30, no Auditório Legislativo (CCJ) da Alep, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Casa Legislativa.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2022, foram concedidas 413.793 medidas protetivas para a Lei Maria da Penha. E em 2021, foram 343.642, um crescimento de mais de 20%.

“A audiência pública debaterá a importância das instituições se posicionarem contra à violência de gênero. As mulheres sofrem inúmeras ações violentas todos os dias pelo fato de serem mulheres, o feminicídio e a violência doméstica são exemplos dessas violências. As instituições possuem poder interno e externo, assim, a importância do posicionamento enfático delas sobre a violência de gênero e as ações desenvolvidas para combatê-la são de extrema importância”, ressalta de Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, deputada estadual Cloara Pinheiro.

Procuradora Especial da Mulher da Alep Deputada Estadual Cloara Pinheiro.

Participam da Audiência representantes de instituições públicas para debaterem o assunto. Entre as autoridades presentes já estão confirmadas: a Procuradora Especial da Mulher da Alep deputada estadual Cloara Pinheiro; a coordenadora-geral de Prevenção de Violência Contra as Mulheres, do Ministério das Mulheres, Patrícia Rodrigues da Silva; a Secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; a presidente do Fórum Paranaense de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, Maria Ezi; a doutora em Direito do Estado, professora de Direito Constitucional e de Direito Eleitoral na Universidade Federal do Paraná (UFPR), pesquisadora e autora, idealizadora do Política Por/De/Para Mulheres, Eneida Desiree Salgado.

O evento também conta com representantes do Tribunal de Justiça do Paraná, do Ministério Público e da Defensoria Pública. O evento acontece no mês de agosto em alusão àA Lei Federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha, que completa 17 anos e ela tornou mais rigorosa a punição para agressões contra a mulher quando ocorridas no ambiente doméstico e familiar.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui