Termina no próximo domingo, 01 de outubro, o prazo para que Organizações da Sociedade Civil (OSC), sediadas ou com representação atuante e reconhecida em Curitiba, inscrevam projetos no programa Novo Cidadão, criado pelas vereadoras Indiara Barbosa e Amalia Tortato (NOVO/PR), que destina emendas parlamentares individuaisde acordo com a necessidade apresentada pela população. Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) também podem solicitar o investimento.
“Os projetos da prefeitura ou as entidades do terceiro setor podem apresentar projetos detalhando com esses recursos serão gastos, em quais regiões, bairros da cidade, em quais áreas e nós fazemos uma avaliação objetiva e técnica sobre quem mais precisa para que a verba seja destinada da forma certa e seja bem aplicada”, explica Indiara Barbosa.
Os interessados em participar devem fazer a inscrição do projeto pelo site www.novocidadao.org. Na página é possível acessar o formulário que deve ser preenchido e o edital para que o pedido avance para a próxima fase.
Podem ser contemplados projetos do tipo A e do tipo B. No primeiro, o orçamento previsto é de, no máximo trinta mil reais. No segundo, sugestões que ultrapassem este valor.
A seleção dos pedidos é feita em duas fases. Na primeira etapa, são avaliados critérios básicos como área de atuação, diagnóstico do projeto, resultados esperados e pessoas impactada.
EMENDAS PARLAMENTARES – Desde 2005, vereadores e vereadoras têm uma cota individual para emendas ao Orçamento. Ela é viabilizada mediante acordo com o Executivo. Caso seja mantido o valor do último ano, cada vereadora terá a possibilidade de destinar aproximadamente R$ 1 milhão de reais. Serão priorizados projetos nas áreas de educação, esporte, cultura, saúde e empreendedorismo.
O processo decisório será feito pela assessoria dos gabinetes com base nos critérios estabelecidos em edital.
“O objetivo é trazer transparência para essa distribuição. Que seja utilizado de forma transparente e depois, também, nós fazemos o acompanhamento e a fiscalização destes gastos”, finaliza a vereadora.
SERVIÇO:
INSCRIÇÃO PROGRAMA NOVO CIDADÃO
DATA FINAL: 01 DE OUTUBRO DE 2023
www.novocidadao.org