Sebrae/PR promove a primeira turma do seminário Empretec Startup

0
Carolina e Breno participaram da primeira turma do Startup Empretec no Paraná (Foto: Inove)

Programa estimula o desenvolvimento de comportamentos empreendedores em nos participantes

Carolina e Breno participaram da primeira turma do Startup Empretec no Paraná (Foto: Inove)

Entre os dias 25 e 29 de setembro, São José dos Pinhais sediou o Empretec Startup, um seminário intensivo voltado para aprimorar o potencial empreendedor com foco no modelo de negócios de startups. Realizado pelo Sebrae/PR, o seminário proporcionou aos participantes uma oportunidade de desenvolver mentalidade e habilidades empreendedoras, identificar oportunidades de negócios e construir redes de contatos sólidas. Foi o primeiro Empretec Startup, no Paraná e a oitava turma do Brasil.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Ray Luis Ferreira Ramalhos, o Empretec Startup é um programa imersivo e vivencial de cinco dias consecutivos. Durante esse período, os participantes foram desafiados a praticar e desenvolver comportamentos empreendedores por meio de exercícios reais e orientação especializada.

“A metodologia visa transformar a mentalidade empreendedora dos participantes e ajudá-los a identificar os comportamentos que mais impactam no sucesso de suas startups”, destacou o consultor.

Segundo Ray, o seminário se concentra em três pilares de aprendizado. O primeiro é o autoconhecimento, que ajuda a entender sobre postura e atitudes que influenciam nos resultados do negócio. O segundo pilar é o aprendizado técnico, onde os participantes adquirem conhecimentos práticos e ferramentas aplicáveis às suas empresas. O terceiro pilar é a construção de redes de contatos, que fortalecem o ecossistema de inovação local.

“Mas, o principal aprendizado é o autoconhecimento. É entender que os resultados do negócio estão diretamente atrelados à postura que as lideranças têm frente a essa empresa, a essa startup”, ilustrou.

Caroline Zanata Pereira, CEO da startup Vietch, de São José dos Pinhais, participou do evento e compartilhou sua experiência. Ela destacou que sua expectativa era ser transformada e que saiu do Empretec Startup com visões pessoal e profissional diferentes.

“Eu não pensava muito, eu só agia para tudo o que tinha que fazer. Mas, todos os dias, eu nem precisava chegar em casa. Dentro da salinha do evento com o pessoal, eu já anotava, é isso o que eu quero de mudança para uma empresa”, relatou Caroline, que integrou essa primeira, que teve 18 participantes.

Segundo ela, a startup pretende transformar o sistema educacional, tornando-o mais atual e significativo, através do desenvolvimento de projetos educacionais práticos e divertidos para crianças dos anos iniciais e finais, visando melhorar a qualidade da educação.

Caroline também enfatizou a importância do autoconhecimento e da responsabilidade pessoal, afirmando que se sente mais preparada para enfrentar desafios e buscar o sucesso em sua startup.

“O evento impactou, significativamente, minha mentalidade empreendedora, como mencionei. Agora, consigo aplicar muitos dos ensinamentos que adquiri. Aqueles que passam pelo Empretec Startup adquirem uma energia positiva e estão motivados a colocar em prática o que aprenderam”, finalizou.

Breno Felipe Gonçalves é de Curitiba e também participou do evento. Breno é proprietário da startup irriGate e durante sua experiência Seminário, seu principal objetivo foi alcançar crescimento pessoal e profissional.

A irriGate é uma “agrotech” de monitoramento e automação de processos agrícolas para a agricultura familiar com o objetivo de proporcionar maior produtividade e qualidade no cultivo, através de uma irrigação inteligente e eficiente.

Durante o evento, Breno afirma que aprendeu a calcular riscos de forma mais precisa e a agir com mais determinação.

“Foi ao aprender a calcular riscos com precisão que eu descobri o poder da determinação, uma lição que transformou não apenas minha carreira, mas também minha vida pessoal”, completou.

Família Empretec

O Empretec é o principal programa de formação de empreendedores do mundo, um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e exclusivo do Sebrae no Brasil.

Em 2023, o seminário completou 30 anos no País, somando a capacitação de 300 mil pessoas em todo o Brasil. Atualmente, além da versão tradicional, foram lançados modelos customizados como o Empretec Rural, Empretec Startup e Empretec Arena.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui