Cerca de 700 Bebês ao ano poderiam ser salvos com aplicação de uma simples técnica. – por Gerson Junior

0
Fonte: Imagem da internet

Imagine que uma situação de emergência que causa a morte de mais de 700 crianças por ano no Brasil, entretanto com o devido treinamento e aplicação correta de uma técnica simples essas crianças poderiam ter sido salvas?

Me refiro ao engasgo de lactentes, ou seja quando uma criança que ainda mama, seja no peito ou na mamadeira se engasga, causando uma asfixia que é muito mais corriqueira do que se imagina. 

Mas por que as mães e pais não souberam aplicar a técnica? Vejamos, você realiza contas de matemática simples porque aprendeu na escola desde criança, aprende sobre muitas coisas que leva ao longo de sua vida e que te tornam a pessoa que você é. 

Fonte: Ministério da educação

Mas e por que não aprendeu o básico de primeiros socorros na escola? Não me refiro a se tornar um socorrista ou enfermeiro, mas saber as medidas simples e determinantes para resguardar a vida de uma vítima até que o socorro chegue, ou pelo menos amenizar os danos.

A partir de 2018 a Lei Lucas  prevê obrigatoriedade de noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionário das escolas do país, mas ainda o ensino para os alunos não é obrigatório na rede de ensino.

A atual necessidade de disseminação de conhecimentos de primeiros socorros, aos professores e alunos da escola pública, conhecimentos estes que podem salvar a vida de qualquer pessoa que necessite do primeiro atendimento, bem como reproduzir este conhecimento para que o aluno quando sair do ambiente escolar ou mesmo quando completar o ensino médio, se tornará um cidadão muito mais consciente para a aplicação dos procedimentos de primeiro atendimento.

É possível perceber que alguns professores, principalmente os de educação física tiveram em sua formação acadêmica um treinamento do primeiro atendimento em educação física, porém os docentes de outras matérias ou mesmo funcionários dos estabelecimentos de ensino não tiveram qualquer preparo para agir em situação de emergência médica, nem mesmo nas mais básicas

Contudo, visando uma medida profilática, o ensino de primeiros socorros nas escolas, compondo matéria curricular, faz-se importante, os minutos que a vítima aguarda os bombeiros ou os socorristas chegaram, se tornam cruciais para o resultado atingido em seu tratamento, seja situação decorrente de acidente, mal súbito ou qualquer que seja a emergência

Visando simplificar o presente estudo é demonstrar corretamente a ideia central da pesquisa, vamos nos ater apenas a um tipo de emergência, simples de resolver, que se o aluno sair da escola sabendo executar se necessário uma manobra de desengasgo de lactentes, isso poderia futuramente erradicar essa causa de morte de bebês, ou mesmo diminuir drasticamente estas estatísticas, muitas mães perdem seus filhos prematuramente por não ter o devido treinamento, ou mesmo a devida informação de com agir em casos de emergência

Fonte: Imagem da internet

Coloque os dedos na mandíbula do lactente com o braço apoiado no torso do bebê. Nós não seguramos na parte mole da garganta, pois isso pode obstruir ainda mais a via aérea desse lactente,[…]  Após certificar que ele está firme e seguro em seu braço, incline o lactente, apoiando o seu cotovelo na sua coxa para garantir firmeza. Só essa manobra já vai drenar bastante esse líquido ou semi-sólido,[…]No alto das costas do lactente (entre os ombros) dê 5 pequenas batidas, direcionando a mão para frente. É preciso ter cuidado com a intensidade, mas ela precisa ser forte para garantir o resultado.[…] Se a criança chorar, é um bom sinal, pois significa que está entrando ar no pulmão e que as vias aéreas estão desobstruídas,[…] o SAMU já orienta o familiar da criança pelo telefone a realizar a manobra[…](DORNELAS, 2018,p.1).

Veja um vídeo explicativo de como realizar a manobra de desengasgo de lactentes: Veja o Video Aqui

Fonte: Imagem da internet 

Considerando que as experiências vividas pelo aluno no ensino fundamental e médio angariar uma grande carga de informação para com a formação do cidadão, e que os ensinamentos e matérias importantes lecionadas pelos profissionais de educação durante este período ficam fixadas na memória do ex-aluno, como a matemática básica, história do Brasil ou até conhecimentos geográficos, como tantos outros aprendidos na escola e jamais esquecidos.

Podemos concluir que a chave para termos uma sociedade brasileira futura, tecnicamente mais bem preparada para agir em situações de urgência e diminuir drasticamente os índices de morte ou invalidez por negligência ou imperícia no primeiro atendimento está no ensino escolar regular, com a inserção do treinamento básico de primeiros socorros na grade curricular obrigatória do ensino fundamental e médio do brasil

Gerson Junior, é policial militar do paraná, especialista em Segurança pública e escritor premiado.
pagina do colunista

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui