A operadora se deslocou até empresas beneficiárias e realizou atendimentos e orientações
Durante o mês do Outubro Rosa,a Paraná Clínicas realizou ações voltadas para suas beneficiárias em prol da prevenção e tratamento do câncer de mama. Neste ano de 2023, as estimativas para o Paraná são alarmantes, o que reitera a necessidade de falar sobre o assunto para alertar a população sobre o problema, que se descoberto no início da doença tem boas taxas de recuperação.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, estima-se que o estado do Paraná terá mais de 110 mil novos casos de câncer até 2025. Destes, são esperados 3.650 novos casos de câncer de mama feminina até o final de 2023. Para reforçar a necessidade da prevenção e do tratamento contra a doença, a Paraná Clínicas decidiu se deslocar até empresas beneficiárias e oferecer atendimentos para as funcionárias de cada local.
Foram realizadas ações durante todo o mês com o ambulatório volante, veículo próprio da Paraná Clínicas adaptado para atendimentos fora dos centros clínicos. Com visitas a empresas de Curitiba e região metropolitana, a equipe realizou palestras com orientações e emitiu guias para diversos tipos de exames preventivos. No total, foram emitidas mais de 115 guias para exames nas visitas, com mais de 200 participações nas palestras realizadas.
O objetivo das visitas foi trabalhar a importância dos exames periódicos e da prevenção. De acordo com um estudo publicado no painel Oncologia 2019-2020, metade dos casos de câncer de mama diagnosticados iniciam o tratamento tardiamente, que pode resultar em chances reduzidas de recuperação com os tratamentos atuais.
Paraná Clínicas entrega flores para pacientes em tratamento
Outra frente trabalhada são as mulheres em tratamento atendidas pela Paraná Clínicas. Foram entregues rosas às beneficiárias durante a infusão dos medicamentos de tratamento, juntamente com uma carta assinada pela diretora médica, Dra. Nicole Garcia, para ela essa ação representa o cuidado da Paraná Clínicas com as pacientes. “O objetivo dessa ação foi realmente o acolhimento para essas mulheres, além de homenageá-las pela segurança em nosso trabalho e pela confiança no tratamento”, comenta.
A enfermeira oncologista, Rosana da Silva Wos, que atua diariamente no atendimento as pacientes, reforça a necessidade do acolhimento no tratamento de uma doença como o câncer. “Geralmente elas chegam bem preocupadas, assustadas e caladas. Mas, quando fazemos o acolhimento, explicamos cada passo que vamos dar e as possíveis reações, elas vão se sentindo mais confiantes e tranquilas, porque sabem que podem contar conosco”, conta.
Para realizar as entregas, foram convidadas algumas profissionais que atuam diariamente no atendimento destas mulheres. A enfermeira, Daniele Aparecida dos Santos, fala sobre a importância da ação. “É muito importante que as pacientes se sintam acolhidas, este tipo de ação faz a gente se colocar no lugar delas e nos aproximam mais”, finaliza.
Sobre a Paraná Clínicas
Fundada em 1970, a Paraná Clínicas é referência em planos de saúde empresariais e também atua na modalidade coletivo por adesão. Carrega a missão de cuidar com excelência de empresas e pessoas, oferecendo como diferencial os programas de saúde preventiva e promoção de qualidade de vida. Com uma infraestrutura moderna e planejada em uma rede interligada, a Paraná Clínicas conta com sete unidades próprias em Curitiba e Região Metropolitana, chamadas de Centros Integrados de Medicina: CIM Araucária; CIM CIC – 24h; CIM Fazenda Rio Grande; CIM Rio Branco do Sul; CIM São José dos Pinhais; CIM Unidade Infantil – 24h (ao lado do Hospital Santa Cruz) e CIM Água Verde. Mais informações em panaclinicas.com.br