Evento gratuito reúne artistas de diferentes partes do país em dois dias de programação.
O primeiro festival de jornalismo musical do Brasil chega a Curitiba em novembro reunindo um time de profissionais do mercado e da indústria fonográfica que vão debater a música popular contemporânea. Nos dias 14 e 15 de novembro, no Teatro da Caixa Cultural, artistas de diferentes gêneros, regiões e etnias se reúnem e promovem um mix de assuntos e conteúdos que representam o atual momento musical.
Depois de passar pelo Rio de Janeiro, o Festival Papo de Música faz parada na capital paranaense e, em seguida, segue para Recife, onde encerra a programação totalmente gratuita nos dias 24 e 25 de novembro.
PAPO DE MÚSICA
O Festival é um desdobramento do canal do YouTube Papo de Música, criado há cinco anos pela jornalista Fabiane Pereira para entrevistar artistas ligados à música. Vencedora do prêmio APCA 2022, na categoria Rádio, Fabiane também é curadora artística da NOVABRASIL FM, onde apresenta o programa semanal “Vozes da Vez”.
Nesta primeira edição, o festival incentiva o público a pensar a construção de um Brasil cultural a partir da música brasileira, o nosso maior patrimônio.
“O jornalismo tem papel central na promoção do mercado da música. Na maioria das vezes, são esses profissionais que chancelam e validam artistas que o mercado ainda não abraçou e que o público ainda não descobriu. Por isso quis criar um projeto que promovesse o nosso trabalho. O Festival Papo de Música não é um evento de música; é um festival sobre música, sobre a música brasileira feita hoje no país por diferentes gerações de artistas”, explica a idealizadora do festival.
A programação começa no dia 14 com uma mesa de debates sobre jornalismo musical, às 10h30, na Caixa Cultural de Curitiba. A conversa será mediada pela própria Fabiane e terá como convidadas as jornalistas Marília Feix, do Lampeja Música; Marina Lourenço, do Portal G1; e Bruna Alcantara, jornalista cultural e artista visual.
Durante o dia, também serão ministradas oficinas e entrevistas com artistas serão promovidas. Nomes como Amanda Pacífico, da banda Mulamba; Lio, da banda Tuyo e o cantor Marcelo Jeneci são alguns dos convidados do 1º dia de evento. Já o segundo dia de festival terá debates sobre o consumo de áudio na era digital, gravação do podcast Vida de Jornalista e entrevistas com Filipe Catto, Assucena, Ana Vilela e Janine Mathias.
SERVIÇO – PAPO DE MÚSICA
Quando: 14 e 15 de novembro
onde: Caixa Cultural de Curitiba
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro
Horário: 10h às 19h
PRIMEIRO DIA – 14 DE NOVEMBRO
10h30 às 11h30: Mesa sobre Jornalismo Musical
Mediação: Fabiane Pereira
Convidados: Marília Feix (Lampeja Música) + Marina Lourenço (Portal G1) + Bruna Alcantara (Artista Visual / Jornalista Cultural)
11h45 às 12h45 – ARTISTA ENTREVISTA ARTISTA
Convidadas: Amanda Pacífico (Banda Mulamba) + Lilian Soares – Lio (Banda Tuyo)
12h45 às 14h15 – INTERVALO
14h30 às 15h30 – O QUE TEM NA MINHA SACOLA?
Fabiane Pereira entrevista Marcelo Jeneci
15h45 às 16h45 – Oficina Criativa e de Composição com Jota Pê
17h às 18h – Workshop sobre Curadoria & Produção Musical com Bina Zanette
SEGUNDO DIA – 15 DE NOVEMBRO
10h30 às 11h30 – Mesa sobre “Consumo de áudio na era digital”
Mediação: Fabiane Pereira
Convidados: Marília Feix (Lampeja Música) + Laura Capanema (Deezer)
11h45 às 12h45 – ARTISTA ENTREVISTA ARTISTA
Convidadas: Filipe Catto + Assucena
12h45 às 14h15 – INTERVALO
14h30 às 15h30 – PAPO DE MÚSICA
Fabiane Pereira entrevista Ana Vilela
15h45 às 16h45 – Gravação do PODCAST Vida de Jornalista
Com Rodrigo Alves entrevistando Aquiles Argolo (Trace + Africanize)
17h às 18h – O QUE TEM NA MINHA SACOLA?
Fabiane Pereira entrevista Janine Mathias
18h às 19h – CONFRATERNIZAÇÃO
Assessoria de Imprensa
BAComunica
(41) 991327331