Visita guiada à Câmara revela histórias de Curitiba; inscrições estão abertas

0
Pesquisadora Clarissa Grassi conduzirá nova visita guiada pela Câmara Municipal de Curitiba. (Foto: Carlos Costa/CMC)
Pesquisadora Clarissa Grassi conduzirá nova visita guiada pela Câmara Municipal de Curitiba. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Além da Feira Mamute, a CMC terá, no próximo sábado (18), visita guiada com a pesquisadora Clarissa Grassi. As vagas são limitadas.

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) abre as portas para a população no próximo sábado (18). Além de receber, pelo segundo ano consecutivo, o festival cultural “Mamute, a Feira Gráfica”, o Legislativo promove uma visita guiada, às 14h30, com a pesquisadora Clarissa Grassi. São apenas 40 vagas e as inscrições estão abertas. Para participar do tour gratuito pela história de Curitiba, basta preencher o formulário on-line, no site da Câmara.

O ponto de encontro da visita guiada será o Palácio Rio Branco, edifício centenário, sede da Câmara de Curitiba, batizado em homenagem ao patrono da diplomacia brasileira, José Maria da Silva Paranhos Júnior (1845-1912). No período das 11h às 20h, simultaneamente à realização da Mamute, o prédio também estará aberto para a visitação.

Diretora do Departamento de Serviços Especiais da Secretaria do Meio Ambiente (SMMA), Clarissa Grassi é quem coordena as tradicionais visitas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Em março, durante o evento que comemorou o aniversário de 330 anos de Curitiba, a pesquisadora já guiou um tour pela Câmara.

O Palácio Rio Branco, a Estação Ferroviária e o crescimento de Curitiba

Conduzidas pelo engenheiro Ernesto Guaita, as obras do Palácio Rio Branco demoraram cinco anos e foram concluídas em 1895. Até 1957, o espaço abrigou os trabalhos da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). Desde 1963, é onde os vereadores de Curitiba se reúnem para votar os projetos de lei e debater os problemas da cidade. As sessões plenárias, hoje, são realizadas de segunda a quarta-feira, a partir das 9h.

A visita passa tanto pelo interior quanto pelo subsolo do Palácio Rio Branco, onde ocorrem as reuniões das comissões temáticas. Durante o encontro, Grassi também irá falar sobre a importância do entorno da CMC, já que a inauguração da Estação Ferroviária, em 1885, onde hoje funciona um shopping, foi fundamental para o desenvolvimento de Curitiba. Para finalizar o roteiro da visita, o público poderá conhecer o gabinete de um vereador.

Por CMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui