Foi votado nesta Terça feira dia 28 de novembro de 2023, e aprovado uma iniciativa que altera o nível de escolaridade exigido para o ingresso nos quadros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Paraná.
A proposta do governo passou em primeiro e segundo turno nas duas sessões plenárias realizadas nesta terça-feira (28).
O que mudou?
Anteriormente o nível de escolaridade exigido para o cargo de soldado e oficial da polícia militar do Paraná era Ensino Médio completo, exatamente igual para ingresso no bombeiro.
A partir desta data será exigido formação de nível superior em qualquer curso para ingresso como soldado policial militar, e Bacharel em direito para ingresso no Curso de Formação de Oficiais da PMPR, e para o bombeiro a escolaridade exigida será nível superior em qualquer curso.
Atualmente, dez estados brasileiros já adotaram a exigência de nível superior para o ingresso de soldados, o caso da solicitação do curso superior em Direito para oficiais, 15 estados implementaram a medida.
Impacto da mudança:
Para ingresso como soldado não há tanta mudança, uma vez que a grande maioria da tropa já possui nível superior completo, já para os cargos de oficial da polícia, o fato de todos serem já bacharéis em direito, capacitará ainda mais os militares, que exercem função de polícia judiciária militar, nos casos de lavratura de inquérito policial militar, que são constitucionalmente de competência da corporação
Gerson Junior, é policial militar do paraná, especialista em Segurança pública e escritor premiado.
Página do colunista
Importante mudança para os futuros soldados da gloriosa PMPR 👏
Ótima mudança, gloriosa PMPR 👏
Matéria ótima. Eu achava que já era obrigatório antes, ter nível superior. Obrigada pela explicação perfeita, Soldado Gerson.