Como vender mais no Natal e atingir públicos segmentados 

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Especialista dá dicas para estratégias de vendas com foco em atingir público diversos como idosos e LGBTQIA+ 

Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), as vendas de Natal em 2023 devem registrar um aumento de aproximadamente 5%, representando o maior crescimento desde 2013, quando a elevação foi de 4,9%. Além disso, uma pesquisa conduzida pela Meta, intitulada “Expectativas da Temporada de Compras 2023”, realizada em parceria com a Offerwise, revela que 89% dos consumidores brasileiros têm a intenção de realizar compras no período que se estende da Black Friday até o Natal. Nesse contexto, entender como atingir a diversidade de público existentes, é fundamental para vender ainda mais e criar relações duradouras com os clientes.

Segundo o  palestrante e especialista em marketing, Gabriel Pianaro, a temporada de Natal oferece uma oportunidade única para as empresas se destacarem, não apenas oferecendo produtos, mas também ao direcionar suas estratégias para atender às necessidades e interesses de públicos segmentados. “A segmentação do público é uma peça fundamental no quebra-cabeça do marketing moderno, permitindo que as empresas compreendam e atendam às necessidades específicas de diferentes grupos de consumidores. Essa abordagem estratégica vai além de uma simples divisão demográfica, buscando identificar características, comportamentos e preferências distintas que orientam as estratégias de comunicação e vendas”, explica.

Estratégias de segmentação

Entre as estratégias de segmentação, Gabriel afirma que a personalização é um ponto importante para que as empresas consigam atingir o público de maneira eficaz. “Ao dividir o público em segmentos específicos, as empresas conseguem personalizar suas mensagens de maneira mais eficiente. Nesse processo, é importante compreender as nuances e os interesses distintos de cada grupo que se pretende atingir, com a criação de campanhas que ressoem de forma mais significativa e gerem maior engajamento”, conta.

Outro ponto importante é a melhoria na experiência do cliente, algo que a personalização também oferece. “A segmentação não se limita apenas à personalização das mensagens, ela também desempenha um papel importante na melhoria da experiência do cliente. Ao entender as necessidades específicas de diferentes grupos, as empresas podem ajustar seus produtos, serviços e processos para oferecer soluções mais alinhadas com as expectativas de cada segmento, maximização do Retorno sobre Investimento (ROI) e criando relações duradouras com seus clientes”, conta Gabriel.

Como segmentar as campanhas de Natal

Abordagem carinhosa para idosos

Os idosos representam uma parte significativa do mercado consumidor. Para conquistar esse público, ofereça suporte online ou atendimento telefônico personalizado para tornar a experiência de compra mais acessível. Também é importante dar destaque a itens que atendam às necessidades específicas da terceira idade, como conforto, facilidade de uso e tecnologia acessível. Ofereça também descontos ou brindes exclusivos para recompensar a fidelidade.

Campanhas inclusivas para a comunidade LGBT+

A diversidade é um valor fundamental e ao atender à comunidade LGBT+, as empresas podem desenvolver campanhas inclusivas com foco na diversidade. Aqui podem ser feitas parcerias com influenciadores LGBT+ podem dar autenticidade às campanhas e destaque para produtos ou edições limitadas que ressoem com os interesses desse público.

Facilite a experiência para mães e pais

Para atender às demandas de pais e mães ocupados, crie pacotes de presentes familiares, simplificando a compra de múltiplos itens. Ofereça entrega expressa ou agendada para acomodar aos horários corridos de público.

Engajamento digital para jovens adultos

Os jovens adultos são frequentemente conectados digitalmente. Para conquistar esse público, invista em estratégias visuais e interativas em plataformas de mídia social. Incentive a participação nas redes sociais com descontos exclusivos e brindes.

Experiências virtuais para consumidores conectados

Para aqueles mais tecnicamente conectados, explore eventos online interativos, como tours virtuais, demonstrações ao vivo e abuse do QR Code. Utilize tecnologias emergentes, como realidade aumentada, para criar experiências imersivas.

Programas de fidelidade sustentáveis para consumidores conscientes

Clientes conscientes valorizam práticas sustentáveis, sendo importante destacar opções ecológicas e produtos sustentáveis para esse público. Aqui também pode haver o incentivo à reciclagem de embalagens e a oferta de benefícios aos participantes.

Gabriel Pianaro (@gabrielpianaro) palestrante, mentor e conselheiro de marketing com mais de 25 anos de atuação em estratégias de marketing e vendas. Colunista, conselheiro do Núcleo Futuro e Tendências da ADVB/PR, onde também é Co-coordenador do Business Connect, atua também como Membro da CPA da Gran Faculdade.

 

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