Quer um verão saudável? Hidrate-se

0
Nutricionista explica como evitar a desidratação, a intoxicação alimentar e a insolação durante a estação mais quente do ano
Nutricionista explica como evitar a desidratação, a intoxicação alimentar e a insolação durante a estação mais quente do ano

O verão já começou e sob a influência do fenômeno El Niño, a expectativa é de que as temperaturas no Brasil se mantenham acima da média até abril de 2024. Segundo a MetSul Meteorologia, a região Sul terá novos recordes, com dias e noites de muito calor no início do ano. A previsão reforça a necessidade de redobrar os cuidados com a saúde no verão.

A nutricionista Natália Ferreira de Paula, professora do curso de Nutrição do UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação – alerta sobre os riscos da desidratação. A superexposição ao sol e a prática de exercícios físicos nos horários mais quentes do dia podem agravar a situação.

“No verão as pessoas devem priorizar alimentos leves e frescos, sucos naturais e muita água. A hidratação é fundamental e a alimentação deve ser equilibrada e rica em nutrientes. A melhor escolha são as verduras cruas e frutas in natura, de preferência orgânicas e agroecológicas, sempre bem higienizadas”, ensina a mestre em Alimentação e Nutrição.

Para funcionar bem, o organismo precisa estar hidratado e a dica é ter sempre à mão uma garrafa de água. Refrigerantes, bebidas industrializadas, refrescos em pó ou néctar de caixinha devem ser evitados. Quem quiser variar sem abrir mão de opções saudáveis deve recorrer à água aromatizada com frutas, ervas e especiarias ou água de coco.

Crianças e idosos são mais suscetíveis à desidratação e insolação, por isso, o cuidado é redobrado. Já os adeptos de atividade física precisam escolher horários com temperatura mais amena para os exercícios, como o início da manhã, fim de tarde ou noite.

Intoxicação alimentar
O calor excessivo é um dos responsáveis pelo aumento dos casos de intoxicação alimentar. Especialista em Gestão da Segurança de Alimentos, a professora Natália orienta: é aconselhável evitar o consumo de alimentos gordurosos e perecíveis em quiosques à beira-mar ou oferecidos por vendedores ambulantes na areia.

“Alguns alimentos estragam com facilidade quando são expostos ao calor. A alta temperatura facilita a multiplicação das bactérias e fungos. Quando estiver na praia, prefira água, picolé e água de coco. Procure levar, de casa, frutas e sanduíche natural em bolsas térmicas ou caixas de isopor com gelo. No verão, alimentos frescos e naturais são sempre os mais indicados, entretanto, é preciso cuidado para que não fiquem por muito tempo expostos à temperatura ambiente em dias quentes, pois podem se deteriorar e causar doenças”, recomenda a nutricionista.

Nos restaurantes, continua Natália, a dica é evitar alimentos mal cozidos ou que estejam expostos durante muito tempo nos buffets. Já os supermercados devem guardar os produtos perecíveis em refrigeradores e geladeiras.

Atenção deve ser dada para o consumo de peixe ou carne crua, como sushi, sashimi, ceviche, tartar e carne de onça. São preparações que precisam estar conservadas em buffets refrigerados para conservar a temperatura fria e, assim, possibilitar um consumo seguro.

Câncer de pele
O Paraná é o segundo estado com a maior incidência de câncer de pele, segundo dados do Ministério da Saúde. A previsão do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de que 704 mil novos casos da doença sejam registrados no triênio 2023-2025. A incidência é maior nas regiões Sul e Sudeste, que concentram 70% das notificações.

Por isso, além da hidratação, as pessoas devem utilizar protetor solar e itens como boné, chapéu, óculos de sol e guarda-sol. “Tão importante quanto se manter hidratado é evitar as queimaduras solares e a desidratação. O sol em excesso nos horários de pico envelhece as células e aumenta o risco de câncer de pele”, adverte a professora do UniCuritiba, doutora em Políticas Públicas.

Sobre o UniCuritiba
Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui