Dados apontam que empresas com inovações em seus processos tiveram lucros maiores
Com a crescente digitalização, as empresas têm presenciado uma mudança significativa em suas demandas diárias. A automação de processos financeiros, a adoção de tecnologias blockchain e o desenvolvimento de soluções inovadoras, por exemplo, têm redefinido as práticas corporativas. Essas mudanças não apenas melhoram a eficiência operacional, mas também proporcionam um ambiente favorável para o crescimento sustentável.
De acordo com dados recentes de um estudo conduzido pela empresa de consultoria McKinsey, que analisou os 50 maiores bancos do mundo, 9 em cada 10 instituições financeiras estão utilizando análise de dados para transformar e inovar processos, atender consumidores de forma personalizada e ampliar o grau de segurança de suas informações.
Outra pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que corporações que adotam tecnologias de indústria 4.0 têm obtido lucros maiores, além de conseguir manter ou ampliar seus quadros de funcionários.
Segundo o membro do Comitê de Inovação do Instituto de Executivos de Finanças do Paraná – IBEF Paraná, Jorge Felisberto, nos últimos anos, foram observadas transformações consideráveis no setor financeiro. “Tecnologias como inteligência artificial e análise de dados têm revolucionado a tomada de decisões nas empresas. A capacidade de analisar grandes volumes de dados em tempo real permite que as organizações ajustem suas estratégias de negócios de forma mais ágil, respondendo rapidamente às demandas do mercado”, pontua ele.
Ferramentas de automação podem ser valiosas nos processos
Um recurso vantajoso para o setor é o machine learning (ML) — aprendizado de máquina, em português —, uma área da inteligência artificial (IA) e da ciência da computação que utiliza dados e algoritmos para imitar o processo de aprendizado humano, de modo a aprimorar sua precisão ao longo do tempo. Com a ferramenta é possível fazer simulações de risco na área financeira, proporcionando uma base mais sólida para o enfrentamento de crises, além de ter a previsibilidade como aliada.
Em um cenário empresarial em constante evolução, o acompanhamento e implementação de inovações financeiras e digitais tornaram-se fundamentais. Para Felisberto, as tecnologias proporcionam oportunidades para as empresas se destacarem e prosperarem. A inovação é mais do que uma tendência, é uma necessidade para a sustentabilidade e competitividade das companhias.
“E, até empresas menores, que sentem que não possuem capacidade de implementar soluções tecnológicas, por terem custo alto ou serem de difícil acesso, podem se beneficiar da tecnologia. A automação de rotinas internas, por exemplo, através de softwares relativamente simples e mais acessíveis, pode transformar a mão de obra da empresa, pois os funcionários podem dedicar o tempo a tarefas que de fato agreguem valor ao negócio”.
Ele complementa pontuando que no IBEF Paraná, atuam constantemente para acompanhar as tendências no setor. “A troca de conhecimentos e experiências é fundamental para podermos aprender uns com os outros e impulsionar ainda mais as nossas organizações”, afirma.
Sobre o IBEF-PR
Há 39 anos, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Paraná é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná, dentre eles: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.
Por meio de seus comitês de Finanças, Desenvolvimento de Lideranças, Tributário e Empresarial, Inovação e ESG, o IBEF Paraná realiza eventos, projetos, discussões e compartilha conhecimento para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais de finanças do Paraná.