Como aproveitar a tendência do turismo interno?

0
(Créditos: pixabay_Eduardo Ferreira Marcos)

Pesquisa aponta mudanças no perfil do viajante brasileiro, com aumento para o turismo interno; especialista dá dicas de como aproveitar Curitiba 

O cenário atual do turismo brasileiro registrou uma significativa entrada de novos viajantes, marcando também o surgimento de um perfil diferente em comparação ao período pré-pandemia. Esta constatação é resultado de uma pesquisa encomendada pelo Google e divulgada durante o evento Think Travel, realizado em 2023. Conforme o estudo, o interesse por viagens apresentou um aumento de 10% em relação a 2019, um crescimento impulsionado por brasileiros que, até aproximadamente três anos atrás, não tinham o hábito de viajar e pela Geração Z, que representa a maior parcela desse novo público, totalizando mais de 25%.

Além disso, a análise das buscas online revela que os brasileiros têm preferido viagens mais curtas, optando por modais terrestres de deslocamento e demonstrando maior preocupação com a hospedagem. “O turismo interno tem ganhado destaque significativo nos últimos tempos, impulsionado por uma série de fatores que transformaram o cenário das viagens no Brasil. Com a mudança de hábitos e a busca por experiências autênticas, o viajante brasileiro tem se voltado cada vez mais para destinos locais, fomentando um mercado de hospedagem cada vez mais personalizado e voltado para a oferta de experiências únicas”, afirma o CEO da Yogha, Avelino Mira.

Avelino Mira, CEO da Yogha

Avelino conta que o perfil do viajante brasileiro passou por transformações importantes nos últimos anos que delinearam a forma como as pessoas viajam. “Antes era notável a preferência por destinos internacionais, e agora o brasileiro passa a redescobrir os encantos de sua própria terra. Essa mudança é impulsionada por uma busca por autenticidade, conexão com a cultura local e, claro, pela praticidade oferecida pelo turismo interno. Neste cenário, Curitiba, com sua rica oferta cultural, gastronómica e paisagística, desponta como um destino atrativo e com ótimas opções de hospedagem”, afirma.

Como aproveitar o turismo local

Dados da Pesquisa de Demanda Turística revelam que 7,4 milhões de turistas estiveram em Curitiba em 2022, além disso uma pesquisa divulgada pelo Google, durante o Travel Connect 2023, apontou que entre as cidades mais buscadas no site pelos brasileiros, Curitiba figura no Top 10 em volume de buscas, ocupando o 9º lugar em crescimento mensal. “Curitiba destaca-se como uma das preferências entre os viajantes devido à sua riqueza cultural e às opções de hospedagem flexíveis que proporcionam uma experiência única e personalizada. Isso ocorre devido a importância da escolha da localidade e atratividade de hospedagem, já que escolher onde ficar é ponto fundamental para aproveitar ao máximo a viagem”, explica Avelino.

O CEO enfatiza a importância de modelos flexíveis de hospedagem, que proporcionam aos viajantes uma maior liberdade e adaptabilidade de acordo com suas preferências e agenda. “Ao contrário dos hotéis convencionais, as moradias flexíveis apresentam uma abordagem mais adaptável e personalizada para atender aos hóspedes, com apartamentos, casas e estúdios totalmente equipados que estão disponíveis para locação temporária de forma ágil e sem burocracias, proporcionando uma autêntica sensação de “lar longe de casa”, conta.

Dicas para aproveitar Curitiba

1 – Opte por modelos flexíveis de hospedagem

O modelo shortstay e midstay, permitem que os viajantes aproveitem Curitiba com mais liberdade, adaptando sua estadia de acordo com suas preferências e agenda.

2 – Explore bairros autênticos

Curitiba é uma cidade de bairros distintos, cada um com sua personalidade única. Ao escolher uma hospedagem, considere explorar bairros autênticos, como o Batel, que oferece uma mistura de cultura, gastronomia e entretenimento.

3 –  Aproveite as oportunidades culturais

Curitiba é conhecida por sua cena cultural vibrante. Ao escolher sua hospedagem, verifique a proximidade com teatros, museus e centros culturais. Isso facilitará o aproveitamento das riquezas artísticas da cidade.

4 – Conforto e comodidade no centro da experiência

Escolha hospedagens que ofereçam conforto e comodidade. “Um lugar acolhedor e bem localizado no centro da cidade pode ser o ponto de partida perfeito para explorar todas as atrações que Curitiba tem a oferecer.

Sobre a Yogha – Fundada em 2016, a Yogha é uma startup de moradias flexíveis que atua em Curitiba, administrando mais de 200 imóveis. Em seu portfólio, a empresa conta com mais de 38000 clientes e 183 parceiros investidores que por meio da Yogha têm uma gestão integral de seus imóveis de forma 100% digital e inovadora. Para conhecer mais, acesse: www.yogha.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui