LANAC registra crescimento de 900% na testagem para dengue 

0

O LANAC – Laboratório de Análises Clínicas registra aumento de 900% na testagem para a dengue. Historicamente, março, abril e maio são os meses em que são registrados os maiores números de casos da doença no Paraná. “Neste ano vimos um aumento expressivo na testagem já no final de janeiro e primeiras semanas de fevereiro”, afirma o diretor técnico Marcos Kozlowski. Nos primeiros quinze dias de fevereiro, o LANAC realizou 2.400 testes para a doença.

O Informe Semanal da Dengue divulgado no dia 6 de fevereiro pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registra 7.238 novos casos e mais dois óbitos pela doença no Paraná, além de 93.637 notificações, 21.854 casos em investigação e 38.215 descartados. O período sazonal 2023/2024, que teve início em julho do ano passado, soma 29.075 casos confirmados.

O laboratório disponibiliza exames de detecção com resultados rápidos, em até 24 horas. “Como os sintomas são comuns a outros tipos de doenças, como a covid e o H1N1, o ideal é diagnosticar precocemente para que o tratamento seja efetivo”, explica Kozlowski. Os sintomas da dengue são febre e dor de cabeça ou no corpo, atrás dos olhos, nas articulações ou manchas vermelhas na pele.

O exame pode ser feito em qualquer uma das 63 unidades de coleta do laboratório, por coleta de sangue, sem necessidade de agendamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui