Procura por crédito das empresas avança em fevereiro no Sul, aponta pesquisa

Visão nacional revelou crescimento de 1,0% na demanda por recursos financeiros e economista avalia que pode ser uma resposta das empresas à queda das taxas de juros no país

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Dados do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian revelaram que, em fevereiro de 2024, a busca das companhias por recursos financeiros no Sul do país foi liderada por Rio Grande do Sul (9,4%), mas todas as Unidades Federativas (UFs) registraram alta.

Veja o levantamento completo da região no gráfico a seguir:

Na visão nacional, ainda de acordo com os dados do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, fevereiro registrou crescimento de 1,0% em comparação com o mesmo mês do ano passado na busca das companhias por crédito, puxado principalmente pelos “Grandes” negócios. Veja a variação anual no gráfico abaixo e o recorte por portes na tabela em seguida:

“O crescimento gradativo ilustrado pelo gráfico pode ser uma resposta das empresas à queda das taxas de juros no país, que possibilitam aos empresários cogitarem buscar recursos financeiros para pagamento de dívidas ou investimento em seus negócios”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Na visão por setores, houve queda nas categorias “Demais”, que engloba companhias do segmento “Primário”, “Financeiro” e “Terceiro Setor” (-1,5) e “Indústria (-1,4%). O crescimento ficou com os segmentos de “Serviços” (1,4%) e “Comércio” (1,1%).

Visão por Unidades Federativas (UFs)
Dois estados do Norte lideraram o ranking das UFs em que a Demanda das Empresas por crédito registrou alta em fevereiro: Amapá (29,6%) e Rondônia (28,6%). Os locais com as quedas mais acentuadas foram Maranhão (-4,9%), Distrito Federal (-7,1%), Amazonas (-7,9%) e Ceará (12,8%).

Veja no gráfico a seguir os dados estaduais:

Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.
“Serasa Ponto a Ponto” explica faixas de pontuação
Muitos donos de negócios, interessados em melhorar a situação financeira de suas empresas, podem se perguntar: como o Score PJ funciona? Como consultar essa pontuação para companhias? Dá para ter uma nota maior? Como cuidar melhor da saúde do negócio? Para ajudar os empreendedores a entenderem melhor esses números e como podem contribuir para o aumento do score PJ da sua empresa, a Serasa Experian lançou a funcionalidade “Ponto a Ponto”, dentro da interface de consulta.A funcionalidade traz a explicação de cada faixa de classificação, os motivos que podem acarretar a queda ou o aumento da pontuação e as orientações sobre medidas possíveis para manter ou melhorar a situação. A pontuação do Score para CNPJ vai de 0 a 1.000, em que quanto maior o valor, maior o nível de confiança que a empresa apresenta.

Os critérios utilizados para avaliação do Score PJ, ainda segundo Cleber Genero, são:
Existência de dívidas vencidas negativadas;
Consultas à Serasa Experian;
Faixa etária do consumidor;
Cadastro Positivo devidamente aberto;
Dados cadastrais do consumidor atualizados;
Registros de pagamento de contas em dia;
Avaliações de crédito frequentes;
Existência de processos judiciais envolvendo o indivíduo;
Cadastro de emissão de cheques sem fundo.

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