Procura por crédito das empresas avança em fevereiro no Sul, aponta pesquisa
Visão nacional revelou crescimento de 1,0% na demanda por recursos financeiros e economista avalia que pode ser uma resposta das empresas à queda das taxas de juros no país
Dados do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian revelaram que, em fevereiro de 2024, a busca das companhias por recursos financeiros no Sul do país foi liderada por Rio Grande do Sul (9,4%), mas todas as Unidades Federativas (UFs) registraram alta.
Veja o levantamento completo da região no gráfico a seguir:
Na visão nacional, ainda de acordo com os dados do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, fevereiro registrou crescimento de 1,0% em comparação com o mesmo mês do ano passado na busca das companhias por crédito, puxado principalmente pelos “Grandes” negócios. Veja a variação anual no gráfico abaixo e o recorte por portes na tabela em seguida:
“O crescimento gradativo ilustrado pelo gráfico pode ser uma resposta das empresas à queda das taxas de juros no país, que possibilitam aos empresários cogitarem buscar recursos financeiros para pagamento de dívidas ou investimento em seus negócios”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Na visão por setores, houve queda nas categorias “Demais”, que engloba companhias do segmento “Primário”, “Financeiro” e “Terceiro Setor” (-1,5) e “Indústria (-1,4%). O crescimento ficou com os segmentos de “Serviços” (1,4%) e “Comércio” (1,1%).
Visão por Unidades Federativas (UFs)
Dois estados do Norte lideraram o ranking das UFs em que a Demanda das Empresas por crédito registrou alta em fevereiro: Amapá (29,6%) e Rondônia (28,6%). Os locais com as quedas mais acentuadas foram Maranhão (-4,9%), Distrito Federal (-7,1%), Amazonas (-7,9%) e Ceará (12,8%).
Veja no gráfico a seguir os dados estaduais:
Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.
“Serasa Ponto a Ponto” explica faixas de pontuação
Muitos donos de negócios, interessados em melhorar a situação financeira de suas empresas, podem se perguntar: como o Score PJ funciona? Como consultar essa pontuação para companhias? Dá para ter uma nota maior? Como cuidar melhor da saúde do negócio? Para ajudar os empreendedores a entenderem melhor esses números e como podem contribuir para o aumento do score PJ da sua empresa, a Serasa Experian lançou a funcionalidade “Ponto a Ponto”, dentro da interface de consulta.A funcionalidade traz a explicação de cada faixa de classificação, os motivos que podem acarretar a queda ou o aumento da pontuação e as orientações sobre medidas possíveis para manter ou melhorar a situação. A pontuação do Score para CNPJ vai de 0 a 1.000, em que quanto maior o valor, maior o nível de confiança que a empresa apresenta.
Os critérios utilizados para avaliação do Score PJ, ainda segundo Cleber Genero, são:
Existência de dívidas vencidas negativadas;
Consultas à Serasa Experian;
Faixa etária do consumidor;
Cadastro Positivo devidamente aberto;
Dados cadastrais do consumidor atualizados;
Registros de pagamento de contas em dia;
Avaliações de crédito frequentes;
Existência de processos judiciais envolvendo o indivíduo;
Cadastro de emissão de cheques sem fundo.
Usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Fazemos isso para melhorar a experiência de navegação e para exibir anúncios (não) personalizados. O consentimento com essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.