Na comemoração de aniversário, a Piemonte Construtora retrata seu legado em priorizar os consumidores
Há vinte e cinco anos, era uma sala de quarenta metros quadrados com dois colaboradores. Hoje, é a responsável por pensar e construir lares de mais de 35 mil pessoas. A Piemonte Construtora, que tem sede em Curitiba (PR), expandiu horizontes e se transformou ao longo de mais de duas décadas de história. De acordo com o Diretor da empresa, Filipe Biscaia Demeterco, um pilar nunca mudou: as pessoas e as suas aspirações estão no centro de cada decisão.
A relação, como ele explica, vem das origens empresariais da família, fundadora de uma rede de supermercados pioneira no Paraná. “A Piemonte é uma empresa que atende diretamente as pessoas, as famílias, assim como fazíamos nos supermercados. Trazer esse atendimento e a paixão por servir para a construtora foi algo natural, pois está em nosso DNA”, afirma.
Desde a época em que foi fundada, em 1999, a empresa atravessou momentos diferentes, direcionados a partir das tendências e oportunidades do mercado. Nos primeiros cinco anos, quando Curitiba era considerada a capital com o preço do metro quadrado mais baixo do país, a Piemonte incorporou dez empreendimentos na área habitacional. Nos dez anos seguintes, focou em investir nos loteamentos e, nesta última década, teve a trajetória marcada pelo retorno ao segmento vertical – com edifícios e apartamentos que inspiram o setor – e pela expansão para Santa Catarina.
“Sempre fomos muito bem recebidos pelo mercado em todos os produtos que lançamos. Trabalhar nos segmentos vertical e horizontal, em dois estados, foi uma evolução natural. Fico muito feliz em saber que o mercado nos reconhece pela qualidade dos nossos produtos”, comenta Filipe.
História que começou há mais de um século
A Piemonte é uma das oito empresas que compõem o Grupo Plenaventura. Uma história que se iniciou no final do século 19, com a chegada da família Demeterco, de origem ucraniana, ao Brasil. De acordo com Filipe, a força da empresa está na credibilidade. “Fazer parte de um grupo sólido e centenário é importante no mercado da construção civil. A robustez da empresa impulsiona os negócios tanto na compra dos terrenos quanto na venda de apartamentos. Sempre fazemos questão de explicar o Grupo Plenaventura para nossos clientes e parceiros de negócio. Gera confiança e cria novas oportunidades”, afirma.
A decisão de unir as atividades de incorporadora e construtora na mesma empresa dá à Piemonte a liberdade de estudar e projetar novos imóveis, assim como de executar cada etapa da construção por meio do próprio setor de engenharia. Ao centralizar todas as etapas da obra, garante a qualidade da execução, com transparência e cumprimento dos prazos acordados com os clientes.
Esse é um entre outros pontos que fazem a Piemonte ser uma inspiração para o segmento. Para ajudar a tornar real as aspirações das pessoas, apontando o caminho dessa conquista, conta com uma equipe de crédito própria, parcelamento em até vinte anos e entrada facilitada – menor que a de instituições financeiras. Além disso, Filipe Demeterco faz questão de destacar que a atenção especial ao cliente é uma regra seguida por toda a equipe, hoje composta por 180 colaboradores diretos.
“Nos últimos anos, reforçamos o time de relacionamento e atendimento ao cliente: investimos em pessoas, treinamento, software, controle e monitoramento de satisfação. Tudo isso foi essencial para a solidez do nosso crescimento, tendo nossos clientes como parceiros e promotores da empresa”, explica FIlipe.
“Abraçar as cidades” e o foco na responsabilidade social
“Abraçar as cidades e transformar a vida das pessoas”, como diz o propósito da empresa, inclui pensar na sociedade e no que está além das construções. Em 2005, a Piemonte doou uma área de 30.000 m² ao Instituto de Formação e Orientação de Jovens e Adolescentes (Forja), que atende a população de Campo do Santana, bairro de Curitiba. O instituto oferece cursos no período contraturno, além de atividades culturais, esportivas, programação e formação para pais.
“Nossa ideia era fomentar a educação e formação dos jovens da região. O Forja atende em torno de 120 crianças, com aulas de robótica, programação, reforço escolar, idiomas, formação humana e esportes”, explica Filipe.
Outra parceria com a sociedade civil acontece a partir do apoio à Fundação Equosorriso, fundada em 2013 como homenagem ao legado de Rubia Collect, falecida aos dezessete anos. A organização trabalha com a equoterapia, que une saúde, educação e equitação para promover o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência em São José dos Pinhais (PR), na região metropolitana da capital.
Para moldar o futuro
Agora, com presença em dois estados brasileiros, a expectativa para os próximos anos é de mais expansão. “Vejo a Piemonte sendo uma incorporadora e construtora com reconhecimento nacional nos próximos anos”, confirma FIlipe. A empresa é certificada pelo Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do Ministério das Cidades, que garante segurança, durabilidade e endossa a modernização do setor da construção civil.
Este ano, a Piemonte completa 25 anos de história com mais de 10 mil unidades entregues – número que deve crescer, em breve, e significar a conquista de bem-estar e sonhos tornados reais para mais famílias. Além de dois grandes projetos multiuso em desenvolvimento nos estados do Paraná e Santa Catarina, a Piemonte prepara-se para os lançamentos, ainda em 2024, dos edifícios Nizza, no Batel, e Poty, no Água Verde, ambos em Curitiba.
Falando sobre as novidades, Filipe ressalta alguns pontos. “São todas localizações muito especiais, que serão compartilhadas em 2024. Embora todos tenham várias qualidades, talvez o Poty mereça destaque. Além de ser ao lado do Clube Curitibano, busca homenagear um dos artistas mais reconhecidos do Paraná [Poty Lazzarotto] no ano de seu centenário e contará com várias ações ligadas a essa data, além da obra de Poty, que estará presente no projeto”, destaca.
Outro destaque recente da construtora é o Qoya Residence, em Curitiba. O residencial é o primeiro da América Latina com assinatura Curio Collection by Hilton – lançado no final do ano passado já com 40% das unidades vendidas. O empreendimento de alto padrão tem as estruturas de segurança, serviço e conveniências com a assinatura da marca hoteleira de padrão internacional.
Entre tantos motivos para celebrar o aniversário, a visão de Filipe é de consolidação e mais avanços. “Esses 25 anos de trajetória nos dão muito orgulho, pois ao olhar para trás vemos inúmeras conquistas, realizações e dificuldades superadas. Temos certeza de que são somente o começo e de que o melhor ainda está por vir”, finaliza.