O sistema, implementado pela Helisul, foi instalado nas aeronaves da Polícia Militar do Paraná que estão atuando nas cidades atingidas pelas chuvas e encontram-se em situação de calamidade pública
Mais de mil gaúchos já foram resgatados por equipes paranaenses que estão trabalhando para ajudar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. E essa ajuda não acontece só com embarcações ou mesmo por terra. O Governo do Paraná enviou policiais militares que estão atuando no monitoramento com helicópteros que usam a tecnologia da Helisul, detentora da maior frota de helicópteros da América Latina. O chamado Projeto Falcão tem se destacado no apoio humanitário, identificando e resgatando pessoas em emergências, além de contribuir para a vigilância e segurança das áreas afetadas. Equipada com tecnologia de ponta, a aeronave conta com um imageador térmico (Sensor Eletro-Ótico e Infravermelho) de alta definição, sistema de missão integrado e transmissão de áudio, vídeo e dados em tempo real.
É a alta tecnologia a favor do cuidado do próximo. Com câmeras com zoom que podem alcançar até 10 km de visualização e sensores infravermelhos que identificam pessoas em ambientes de baixa luminosidade ou noturno, os policiais estão conseguindo dar suporte para as equipes que estão realizando o patrulhamento com embarcações nas áreas afetadas.
Segundo Humberto Biesuz, diretor executivo da Helisul, “a tecnologia desenvolvida pela empresa não apenas possibilita a identificação da presença de pessoas em locais alagados, mas também permite que os policiais paranaenses forneçam suporte aos colegas que patrulham áreas afetadas por roubos e saques em Porto Alegre e região. Destaca-se nesse sistema altamente avançado a capacidade de transmitir imagens e áudio em tempo real, viabilizando a comunicação bilateral ar – terra.”
Além disso, essa solução oferece a funcionalidade de transmitir informações para o Comando e Controle da operação. Tal recurso proporciona aos comandantes uma visão abrangente do teatro de operações, permitindo a gestão eficiente do deslocamento e da organização das tropas em campo. Isso resulta em economia do emprego de recursos humanos e maior precisão no processo decisório.
A tecnologia, primeiramente adotada pelo estado do Paraná, está sendo gradualmente implementada no estado do Espírito Santo e pela Polícia Civil do Distrito Federal. Essa expansão para outros estados não apenas representa um avanço significativo na aviação de segurança pública, mas também se configura como um divisor de águas na doutrina de policiamento aéreo, demonstrando a importância e eficácia da solução desenvolvida pela Helisul.
“As aeronaves do Projeto Falcão, foram contratadas por meio de processo licitatório e operam no modelo de arrendamento operacional e possui a vantagem de que todos os custos inerentes à manutenção da aeronave, equipamentos, seguro, combustível entre outros necessários para a sua aeronavegabilidade estejam presentes no mesmo contrato, diminuindo os custos administrativos e garantindo maior disponibilidade para as atividades policiais e de resgate”, diz Biesuz.
Além disso, a constante atualização tecnológica proporcionada por esse modelo de contratação assegura que as aeronaves estejam sempre equipadas com o que há de mais moderno no mercado.
“A Helisul se solidariza com as vítimas atingidas pelas chuvas e está empenhada em dar o suporte às equipes de resgate e policiamento que atuam incansavelmente nas operações de socorro e policiamento no Rio Grande do Sul”, garante o diretor.