Um alerta foi emitido para moradores que vivem em regiões de fronteira. Os objetos começaram a ser vistos no território sul-coreano nesta terça (28).
Os militares da Coreia do Sul alertaram nesta quarta-feira (29) os residentes que ficam perto da fronteira com a Coreia do Norte para ficarem atentos depois que balões carregados com vários objetos, incluindo o que parecia ser lixo e excrementos, foram detectados.
Fotografias divulgadas pelos militares do Sul mostraram um par de balões brancos inflados com um saco plástico amarrado a eles e lixo, que inclua uma garrafa vazia com o nome de uma fábrica de sabão norte-coreana, espalhada pelo chão.
“Estes atos da Coreia do Norte violam claramente o direito internacional e ameaçam seriamente a segurança do nosso povo”, afirmaram os militares da Coreia do Sul em um comunicado.
As autoridades acreditam que o envio dos balões para a Coreia do Sul seja uma resposta a uma ação semelhante promovida por ativistas sul-coreanos e desertores da Coreia do Norte.