O relacionamento com o cliente como diferencial para o representante comercial

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  A busca constante de conhecimento é uma das dicas para manter o bom relacionamento e ter sucesso na área de vendas 

Como representante comercial de produtos alimentícios e de perfumaria, Marcos Tosato conquistou muitos clientes. Já são 37 anos de atuação em Londrina, no norte do Paraná. Nesse tempo viu o negócio prosperar. Hoje atende várias empresas e emprega em seu escritório e empresas terceirizadas mais de 200 pessoas.

Segundo o site Caravela, especializado em dados socioeconômicos, a cidade de Londrina é um município de grande relevância na região norte do Paraná, destacando-se pela alta regularidade das vendas ao longo do ano. Com uma população de 555,9 mil habitantes, o município tem um PIB de R$ 23,6 bilhões. A maior parte do PIB vem dos serviços (62,6%), seguida pela indústria (21,1%), administração pública (13,7%) e agropecuária (2,6%).

Só em 2024 já são 1.935 novas empresas, com um desempenho superior ao do ano passado, incluindo 232 que atuam pela internet.

Esse crescimento acaba movimentando o setor de vendas, mas de acordo com Tosato, independentemente de números e dados, o que faz diferença, no caso do representante comercial, é a atuação do bom profissional. “Vejo que as oportunidades que surgem dependem de um bom profissional que tenha relacionamento com seus clientes e isso faz a diferença quando você representa uma nova empresa, pois abre caminho para a venda”, explica. Ele ainda orienta sobre o outro lado, ou seja, a empresa. “O representante precisa pesquisar bem a indústria antes de assinar o contrato, verificar o histórico e se é bom ou satisfatório representá-la”.

Nesse cenário, Tosato destaca a importância do CORE-PR na relação entre empresa e representantes: “Traz segurança e seriedade para ambas as partes, inclusive essas empresas exigem que o representante esteja registrado no CORE para poder atuar”, lembra. 

A cidade apresenta uma alta diversidade tanto no comércio quanto nos serviços, tornando a concorrência acirrada em diversos setores, especialmente em restaurantes, bares, lojas de roupas e calçados. Algumas frases são longas e complexas, o que pode dificultar a leitura e a compreensão. 

Para Marcos Tosato, no caso da representação comercial, a concorrência existe, e muito. 

“Sim, tem concorrência, mas tem oportunidade para todos. Desde que o representante tenha uma excelente capacitação e desenvolva um relacionamento de parceria com os clientes”, orienta.

 

De acordo com o presidente do CORE-PR, Paulo Nauiack, para garantir esse bom relacionamento com o cliente é essencial que o profissional de vendas esteja sempre em busca de aprendizado e novas competências. 

“Não temos como buscar e oferecer o melhor da nossa profissão se não tivermos muito alinhados e comprometidos. É importante conhecer profundamente a atividade da empresa que eu represento e também entender muito bem o cliente para que eu possa continuar oferecendo o mesmo produto sempre com a mesma eficiência”, afirma o presidente.

Nauiack  destaca que o CORE-PR está sempre em busca de ferramentas que permitam que o representante comercial adquira novas competências, uma vez que  está comprovado que somente a educação formal já não atende a busca de conhecimentos.

“Nosso desafio é ajudar o representante comercial para que ele tenha não somente conhecimentos específicos ou genéricos, mas que seja um nexialista, aquele que entende o nexo das coisas, ou seja, que tenha conhecimento de diversas áreas para poder fazer sempre uma análise mais ampla e criativa dos problemas”, finaliza Paulo Nauiack.

Sobre o CORE-PR 

O Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná (CORE-PR) é uma autarquia federal que regulamenta o exercício da profissão de representante comercial no estado do Paraná. Com o compromisso de promover o desenvolvimento e a valorização desses profissionais, o CORE-PR atua na defesa dos direitos e interesses da categoria, oferecendo suporte técnico, jurídico e de capacitação.

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