Conexão Radical desta semana conta histórias do voo livre em parapente no Paraná

0

A nova edição do programa Conexão Radical estreia nesta quarta-feira (26) entrevista o instrutor de voo livre, gestor da Associação Brasileira de Parapente, diretor técnico do Clube Morro do Cal e instrutor com maior experiência, atuação contínua, profissional, com maior longevidade e ativo no ensino do esporte em Curitiba e Região Metropolitana, Marcio André Lichtnow.

Angélica Alves conversou com Lichtnow que contou um pouco dos mais de 20 anos da equipe Vento Norte Paraglider, suas experiências em voos pelos diversos lugares do planeta e sobre os requisitos básicos para a prática segura do parapente. Responsável diretamente pela formação de centenas de pilotos em Curitiba e Região Metropolitana, Márcio André dedica-se integralmente e profissionalmente na didática esportiva, projetando o Paraná como uma das melhores escolas de paraglider em nível nacional.

Voar de parapente

O voo de parapente consiste em saltar de montanhas e planar acima do local que serviu de base. Toda experiência é controlada por meio de fios conectados a vela. É uma excelente opção de exercício que traz benefícios para o corpo e para a mente, trabalhando em sintonia. É uma atividade de turismo sustentável, pois não usa combustível, não polui e não prejudica o meio ambiente.

O esporte é dividido em cinco categorias distintas: Voo duplo, Voo simples, Cross Country, Acrobático, Ascendente dinâmico. Em todas as modalidades é preciso considerar questões como segurança, condições climáticas apoio de guias especializados, equipamentos revisados e habilidades mínimas necessárias através de treinamento específico.

O esporte no Paraná

A Lei estadual nº 21.333 de 22 de dezembro de 2022, concedeu o título de Capital do Voo Livre Paranaense ao município de Terra Rica, que conta com um elevado conhecido como “Os Três Morrinhos, com altitude aproximada de 640 metros ao nível do mar, sua área é de aproximadamente 25.000 m2 e a altura da base ao topo gira em torno de 180 metros com ótimas condições para a prática do voo livre. É considerado como um dos melhores locais do sul do Brasil para a prática desse esporte. Praticantes do esporte afirmam que Terra Rica possui o melhor ponto do sul do Brasil para prática de voo livre, com quadrantes de decolagem: Norte, Nordeste e Sul. Rampa natural gramada e rampa especial para ASA. O local se destaca por ótimas térmicas, ventos, segurança de pouso, facilidade de acesso à rampa e vários lugares ao redor do morro para pouso.

Outros lugares em destaque no estado são o Pico do Capivari em Campina Grande do Sul, Morro do Cal em Campo Largo, Rampa no Morro da Palha em Campo Magro, Rampa do Vale do Caldeirão em Cascavel, Rampa do Morro do Sabão na Ilha do Mel, Rampa Fazenda Santa Amélia em Jacarezinho, Pico Agudo em Japira, Rampa do Monge na Lapa e Rampa do Morro do Boi em Matinhos.

Serviço:

O Conexão Radical vai ao ar semanalmente, sempre nas quartas-feiras, às 13 horas, com reprise nas sextas-feiras, também às 13 horas pela TV Assembleia – canal 10,2 da TV Aberta e 16 da Net/Claro e as 13h30 no canal do Youtube da Assembleia Legislativa do Paraná.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui