Takigawa selecionou momentos marcantes da sua trajetória e transformou em nove tempos do novo menu autoral
Recém-eleito entre os 100 melhores restaurantes do Brasil, segundo o ranking da EXAME 2024, o ASU chefiado pelo premiado Danilo Takigawa apresenta o novo menu degustação “Vivências”. Localizado em Curitiba (PR), num polo gastronômico cheio de vida que compreende o cruzamento das Alamedas Augusto Stellfeld e Prudente de Moraes, o ASU tem um ambiente moderno e descomplicado.
Aberto para o jantar de terça a sábado, o novo menu degustação é repleto de memórias afetivas que marcaram a vida de Takigawa, assim como traz referências de chefs com que já trabalhou e influenciaram diretamente no seu estilo de cozinhar. No novo menu degustação esse mix é elaborado com muita técnica gastrônomica e revela todas as facetas da sua cozinha autoral.
Servido em nove tempos, o menu degustação tem o valor de R$ 335,00 por pessoa. “Para proporcionar uma experiência completa para os clientes mandamos fazer cerâmicas exclusivas e guardanapos de linho”, conta Takigawa, que fez o desenho de cada louça imaginando o menu como uma obra de arte.
Quem quiser ver cada preparo de perto terá a opção de reservar o balcão próximo a cozinha aberta e acompanhar o movimento sincronizado do chef e da equipe. Serão servidos apenas 12 menus por noite para garantir a qualidade do serviço e o padrão da experiência, por isso a sugestão é que os clientes façam a reserva antecipadamente. O restante do salão segue seu fluxo com os clientes do menu à la carte.
Menu em nove tempos
O menu degustação inicia com uma série de snacks: peixe, chawanmushi e onigiri, com sabores marcantes e equilibrados. A origem de Takigawa somada as comidas que sua mãe preparava na sua infância logo revelam a escolha do nome do novo menu: “Vivências”.
Após os snacks, são servidos os pães da casa que mostram o gosto pessoal do chef pela panificação, desde a época que estava começando na gastronomia.
Com a chegada dos principais, a sequência tem Peixe, Marisco e Pato. O toque na brasa não poderia faltar, afinal Takigawa gosta muito dos preparos na churrasqueira. “Estamos orgulhosos em poder servir o peixe e pato de uma maneira que valoriza muito esses produtos, que é o dry aged”, descreve o chef. E como complemento, legumes e vegetais trabalhados na sua essência.
As sobremesas são equilibradas. O Gaspacho de pepino é servido com crumble de chocolate branco e sorvete de iogurte. Na verdade é uma pré-sobremesa, mais leve e refrescante para depois os clientes provarem a Banana: creme de banana com cachaça e melado tostada, banana frita com pimenta coreana, mousse de chocolate com nibs de cacau e azeite de manjericão.
Para harmonizar, os clientes podem escolher vinhos e cervejas de diversos países, além de drinks consagrados e autorais. O novo menu pode ser alterado de acordo com os insumos disponíveis e a criatividade do chef. “Ou seja, quem já provou uma vez pode voltar, pois sempre estamos criando pratos novos”, conta Takigawa. Ele também adianta que está trabalhando na harmonização do menu, que logo deve ter uma opção acompanhada de sake e vinhos.
Jantar: terça a sábado, 18h30 às 23h30
Endereço: Alameda Augusto Stellfeld 813 – Curitiba/PR
Reserva e mais informações: (41) 4141-5231 telefone e whatsapp
Instagram: @asurestaurante
—–
Sobre o ASU: O ambiente é moderno e descomplicado. Todo cliente é bem-vindo. Aquele que deseja um prato bem elaborado e confortável para o jantar ficará muito satisfeito com as opções contemporâneas do à la carte. Já quem quer uma experiência gastronômica inesquecível, pode pedir o menu degustação e provar todas as técnicas e sabores assinados pelo premiado chef Danilo Takigawa.
Sobre o chef Danilo Takigawa: Sua cozinha é cheia de técnicas, gosta de valorizar os produtos regionais e o sabor do elemento central de cada prato. Seu primeiro trabalho foi no Restaurante Manu, que teve grande influência no seu estilo de cozinhar. Estagiou no restaurante Central, em Lima, que recentemente foi considerado o número um do mundo no importante prêmio 50 Best Restaurant. Em Curitiba, chefiou a Vinícola Araucária e o restaurante Bobardí, antes de abrir o ASU. Foi finalista do programa Mestre do Sabor, edição 2021 (Rede Globo) e foi eleito Chef 5 estrelas pelo Prêmio Bom Gourmet 2023.