Com a eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2025-2027 da Assembleia Legislativa do Estado Paraná (ALEP), nesta segunda-feira (12), a Deputada Estadual Flávia Francischini (União) se tornou a primeira mulher a ocupar a Vice-presidência da Casa de Leis, em 170 anos de história.
Este é um marco não apenas na trajetória da Deputada, mas também para todas as mulheres que lutam diariamente por um espaço e reconhecimento em ambientes majoritariamente masculinos, como é a política.
“Ser eleita vice-presidente significa, para mim, um compromisso renovado com as causas que sempre defendi: o combate à violência, a promoção da inclusão das pessoas com deficiência e a busca por um Paraná mais justo. Sei que esse cargo me permitirá continuar a trabalhar ainda mais intensamente por essas questões, e farei isso com a mesma dedicação e firmeza que sempre guiaram minha atuação política. Quero também agradecer aos colegas Deputados Estaduais de todos os partidos pela confiança depositada em mim e por acreditarem na importância de termos mais mulheres em posições de liderança, principalmente ao meu partido União Brasil, pela indicação, através dos Deputados Do Carmo, Delegado Tito, Ney Leprevost, Tiago Buher, Nelson Justus e, especialmente, o Deputado Federal Felipe Francischini que se dedicou na busca de apoio para minha indicação. Agradeço ao Governador Ratinho Júnior e ao Secretário João Carlos Ortega pelo apoio e incentivo na composição da mesa da ALEP. Agradeço minhas amigas Deputadas Estaduais, 10 guerreiras que lutam diariamente por mais direitos e igualdade. Agradeço ao Deputado Alexandre Curi, que foi eleito Presidente da ALEP, pela parceria, confiança e o convite para ocupar uma função de extrema confiança, demonstrando seu apoio na causa das mulheres na política. Finalmente, agradeço ao meu marido, mentor e amigo, ainda o Deputado mais votado da história do Paraná, Delegado Francischini, pelo apoio incondicional em minhas eleições, mas principalmente por nossa família abençoada por Deus”, afirmou a Deputada Estadual.
Para a Parlamentar, é um momento histórico que inspira outras mulheres a seguirem este caminho. “Sei que a caminhada não é fácil, mas quando unimos forças, homens e mulheres, podemos alcançar grandes resultados. Estou pronta para esse novo desafio e conto com o apoio de todos para fazermos um trabalho que realmente faça a diferença na vida dos paranaenses”, concluiu Flávia Francischini.