Com ingressos esgotados, Doidas e Santas, espetáculo teatral idealizado e estrelado por Cissa Guimarães, está em cartaz em Curitiba neste final de semana. Não sobrou uma entrada sequer para as duas noites no Teatro Guairinha, com pedidos de sessão extra, inclusive, pelo público nas redes sociais. “É uma alegria estar na cidade novamente, com essa plateia tão especial, lotando um espaço tão importante na cena cultural”, afirma a atriz e apresentadora.
A comédia expressa as inquietações da mulher moderna, como maternidade, realização profissional, pressão estética. No elenco, ainda, Giuseppe Oristanio, o marido turrão e machista que não tolera a ideia da separação da psicanalista Beatriz, vivida por Cissa; e Josie Antello, intérprete das outras três personagens femininas. O texto foi criado por Regiana Antonini a partir do livro homônimo de Martha Medeiros – uma coletânea de crônicas que ajudaram a construir a peça bem-humorada com a qual a plateia se identifica imediatamente.
Vista por mais de 500 mil pessoas em mais de 20 cidades, a comédia romântica “Doidas e Santas” se consagrou como um dos espetáculos teatrais de maior sucesso do Brasil. A montagem completou dez anos em abril de 2020, quando aconteceria a turnê comemorativa, que foi adiada em razão da pandemia. Agora, em 2024, a peça passa por diversas localidades, incluindo a capital paranaense.
A direção da comédia é de Ernesto Piccolo, que trabalha conceitos como a “quarta parede”, inserindo o público na trama. A plateia participa de cada um dos dilemas e sofre junto com Beatriz – (e se diverte junto com todo o elenco).
Já a iluminação utiliza-se das cores como elemento marcante nas transições de emoção durante a montagem. O cenário de Sérgio Marimba ambienta uma casa na qual as mudanças de objetos cênicos refletem no arco dramático de cada personagem, assim como o figurino, de Marília Carneiro e Helena Araújo, respeitando a cartela de cores de cada um, criando signos que representam as sensações e personalidade dos que estão em cena.