Os candidatos à Prefeitura de Curitiba foram recebidos nesta semana no UniCuritiba – instituição da Ânima Educação, o maior e mais completo ecossistema de ensino de qualidade do país. Realizada tradicionalmente em anos eleitorais, a sabatina foi realizada na segunda-feira, dia 2/9, e na quarta-feira, 4/9, das 19h às 21h.
Exclusivo para os estudantes do UniCuritiba, o evento foi organizado pelo Diretório Acadêmico Clotário Portugal (DACP) – órgão de representação dos acadêmicos do curso de Direito.
Na segunda-feira, dia 02/09, estiveram presentes os candidatos Samuel Mattos, Roberto Requião, Andréa Caldas, Maria Victoria e Felipe Bombardelli. Na quarta-feira, dia 04/09, foi a vez de Cristina Graeml, Luizão Goulart e Eduardo Pimentel.
Ney Leprevost, em viagem, não pôde comparecer e Luciano Ducci mandou como representante o candidato à vice, Goura. Cada um deles teve 20 minutos para responder perguntas.
O objetivo da sabatina, explica a vice-presidente do DACP, Letícia Coradim, foi esclarecer a comunidade acadêmica sobre as propostas para o futuro da cidade. “Como não se tratava de um debate, os candidatos tinham de falar somente a respeito dos temas sorteados, respeitando rigorosamente as regras estabelecidas e informadas às assessorias de cada um deles.”
Durante a sabatina não foi permitida a citação de outros candidatos e/ou partidos políticos, tampouco ataques pessoais, ofensas, provocações ou interrupções aos candidatos que estivessem com a palavra. Também foi proibido rebater pontos diretamente apresentados por outros candidatos, ou seja, cada candidato teve de se ater exclusivamente às perguntas feitas pelos mediadores.
Professor de Direito Eleitoral e Constitucional do UniCuritiba, Luiz Gustavo de Andrade diz que os eleitores devem se atentar a requisitos básicos na hora de decidir seu voto, como honestidade, senso de justiça e visão de futuro. “A sabatina foi de extrema importância, pois possibilitou aos candidatos a exposição de suas ideias, planos de governo e perspectivas sobre os temas abordados, além de aproximar os candidatos e a comunidade acadêmica, compreendendo as demandas dos estudantes universitários”.
Jogo das Eleições
A tradicional sabatina realizada em todo ano eleitoral não é a única iniciativa do UniCuritiba para incentivar o debate sobre as eleições e ressaltar a importância do voto consciente. Outro projeto que envolveu professores e estudantes do curso de Direito foi o Jogo das Eleições, desenvolvido em parceria com o Instituto Mais Cidadania.
De forma lúdica e divertida, o jogo de tabuleiro fomenta o interesse dos adolescentes pelas questões políticas. O material é utilizado pelo TRE-PR durante as visitas feitas à Escola Judiciária Eleitoral por instituições de ensino públicas e privadas. Em 2023, cerca de 2,3 mil estudantes tiveram acesso à atividade.
O jogo simula uma campanha eleitoral e coloca o jogador na posição de candidato, estimulando discussões sobre a construção de soluções democráticas para a melhoria da sociedade brasileira. A dinâmica desperta o interesse por questões políticas e enfatiza princípios como liberdade, democracia e soberania das leis.
Reconhecido por sua importância, o Jogo das Eleições venceu uma das edições do Prêmio Sesi ODS, sendo considerado uma das melhores práticas para a promoção do desenvolvimento social. O projeto também já foi apresentado à Escola Judiciária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Sobre o UniCuritiba
Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.
Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.
Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.