Um assunto assombroso deve vir à tona com riqueza de detalhes nos próximos dias. Trata-se do desaparecimento de três tratores e um ônibus do acervo do Pátio Motorizado da Prefeitura de Umuarama enquanto Hermes Pimentel estava como titular do Executivo.
De acordo com o procurador-geral do Município, Luiz Genésio Picoloto, o maquinário e os veículos sumiram do acervo no período de 3 de julho de 2022 a 3 de julho de 2023, período em que Pimentel respondeu pela Prefeitura.
“Quando o prefeito (Celso) Pozzobom retornou, ele pediu uma aferição de patrimônio, como costumeiramente acontece. Foi então, após várias checagens, que se deu falta dos maquinários e do ônibus”, disse Picoloto, que orientou o atual chefe do setor a registrar um Boletim de Ocorrências na Polícia Civil.
A 7ª Subdivisão Policial confirmou a instauração de inquérito e que está investigando a denúncia. O fato novo é que nos últimos dias foi encontrado um suspeito de estar com dois tratores. Ele teria sido ouvido pelos policiais, informação não confirmada oficialmente pela autoridade policial.
O fato de a investigação, por ora, estar correndo sem maior alarde, segundo Picoloto, pode se explicar pelo momento eleitoral e pelo calor da disputa em Umuarama.
“Neste período eleitoral, até o próprio Ministério Público e a própria Justiça se tornam morosos, porque a pessoa não pode ser presa a não ser em flagrante delito. No calor do pleito, as autoridades temem interferir no resultado (da eleição, sem um dado conclusivo). A partir de segunda-feira, essas diligências encetadas serão mais intensas e esses bens virão à tona, vocês ficarão sabendo”.
Picoloto afirmou que, pelo que tudo indica, haverá um clima de indignação diante dos fatos apurados. “Como esse maquinário e esse ônibus somem do pátio, sem que o chefe do setor, na época, não tenha conhecimento e não comunica o seu superior, no caso, o então prefeito Pimentel? Ou ele foi comunicado? Com certeza, a autoridade policial vai nos trazer informações fidedignas a cerca disso”.
Outro lado
Procurada, a assessoria do vice-prefeito Hermes Pimentel, candidato a prefeito, relatou o que segue, na íntegra:
“O Sr. Pimentel desconhece totalmente o caso mencionado sobre o desaparecimento de maquinários. Vale ressaltar que, quando o Sr. Celso Pozzobom reassumiu a prefeitura, há mais de um ano, foi realizada uma conferência patrimonial e nenhuma irregularidade foi identificada. O Sr. Pimentel não tem conhecimento dos fatos em questão, não foi notificado e não é parte de qualquer investigação relacionada a este episódio. Causa estranheza o fato de essas alegações surgirem justamente neste momento de crescimento e destaque da campanha política do Sr. Pimentel”.