O mais recente co-branding entre a marca Senna e FG Empreendimentos em Balneário Camboriú, o Senna Tower, já está atraindo olhares de todo o mundo. Isso porque o projeto promete ser muito mais que um supertall. Idealizado pela artista plástica e antropóloga Lalalli Senna, sobrinha do lendário Ayrton Senna, o edifício residencial é uma verdadeira obra de arte que une arquitetura, engenharia e arte em uma experiência transformadora. A torre, com mais de 500 metros de altura, será um marco de superação e inovação, convidando o público a refletir sobre a jornada heróica em busca de seus ideais e a descoberta de seu verdadeiro potencial, inspirados pelo ídolo brasileiro da Fórmula 1.
Descrita pela própria Lalalli como um “monumento à jornada do herói”, o Senna Tower simboliza a trajetória de ascensão, autodescoberta e superação, temas que marcaram a vida de seu tio Ayrton, “A torre se ergue como um chamado para que busquemos a melhor versão de nós mesmos”, comenta a artista. A torre contará com áreas de lazer abertas ao público, incluindo um kartódromo, restaurantes, e um espaço imersivo dedicado à história do piloto.
O design arquitetônico da torre foi minuciosamente pensado para representar essa jornada. Segundo Lalalli, “O vento, adversário natural de uma estrutura dessa magnitude, é, na verdade, o aliado que impulsiona a torre rumo ao eterno, transformando-a de matéria em energia e luz que segue até o infinito.”
O coroamento. Como explica a sobrinha do piloto, a forma arquitetônica do projeto, com uma linha que nasce do eixo horizontal, seguindo em curva ascendente numa busca pelo eixo vertical da torreaté o coroamento, simboliza a “trajetória heroica de superação em direção aos nossos ideais e a manifestação do nosso potencial. ” O herói é uma pessoa de carne e osso, que sai do eixo horizontal que representa o eixo da matéria, em busca do que é o seu ideal, que está representado pela linha vertical ascendente. O embasamento é o início da jornada, a infância, e se relaciona com a matéria e com os aspectos transitórios, por isso sua forma orgânica e sensorial, quase lúdica. Já o coroamento é o oposto, relaciona-se com o eixo do imaterial e do eterno, onde o herói perde sua casca mortal e vira luz pura para cumprir sua jornada, o que foi simbolizado no ponto mais alto do projeto arquitetônico.
Além de simbolizar o ápice da torre, o coroamento contribui para a integração entre o design sofisticado e a tecnologia de ponta empregada em cada detalhe da construção, consolidando o empreendimento como referência em luxo e inovação, sem esquecer do legado de Senna.
Com um investimento de cerca de R$ 3 bilhões, o empreendimento será um dos maiores do mundo, abrigando 228 unidades residenciais, incluindo mansões suspensas e mega coberturas, além de mais de 6 mil m² de área de lazer na beira-mar de Balneário Camboriú, Santa Catarina.
A trajetória de Lalalli Senna. Com uma visão artística holística, Lalalli Senna se destaca como uma artista multidisciplinar que une técnicas tradicionais e contemporâneas para criar obras que dialogam com o inconsciente coletivo e as potencialidades humanas. Formada em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia da Arte pela Universidade de São Paulo (USP), a artista buscou aprimorar suas técnicas em centros especializados ao redor do mundo, desde a Computação Gráfica, Animação e Efeitos Especiais na Gnomon School, em Hollywood, até a Geometria Sagrada em Londres.
Suas criações vão além das fronteiras tradicionais da arte, incorporando símbolos geométricos que evocam a harmonia universal. Para Lalalli, a arte é uma ferramenta de conscientização e transformação.
“A minha criação está a serviço do desenvolvimento de consciência. E minha forma de ser ativista é através da arte”, declara.
Ao longo de sua carreira, ela realizou projetos imersivos, orquestrais e escultóricos que dialogam com o inconsciente e o transcendente, como o busto “Nosso Senna”, presenteado ao Papa Francisco, e o “Meu Ayrton”, exposto em tamanho monumental no Autódromo de Interlagos.
Além de suas criações artísticas, Lalalli também atua como diretora criativa em projetos da marca Senna e é membro ativo do Instituto Ayrton Senna, um centro de inovação em educação que se dedica a acelerar a qualidade da educação pública no país. Com uma carreira marcada pela busca incansável por inovação e transformação, ela continua a expandir seus horizontes com projetos que inspiram tanto o público quanto as futuras gerações.