1º Rally de Carros Elétricos leva silêncio e preservação à Estrada da Graciosa

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Rally-e reuniu 34 veículos em um evento sem ruídos de motores e sustentável. Sensores monitoraram a emissão de CO2, chancelando a eficiência ambiental dos veículos elétricos no dia a dia

O 1º Rally de Carros Elétricos do Brasil transformou a Estrada da Graciosa, na Serra do Mar paranaense, em uma pista para a mobilidade sustentável. Neste domingo (20 de outubro), 34 veículos, entre elétricos e híbridos, percorreram as sinuosas curvas da charmosa rodovia. Organizado pela Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), o evento proporcionou uma experiência inovadora e silenciosa, sem ruídos de motores nem emissão de poluentes, além de momentos de diversão em meio à Mata Atlântica e cidades históricas.

Ao longo do percurso de 215 km, sensores foram instalados em pontos estratégicos para monitorar a emissão de CO2. “Quando passava um carro a gasolina ou um caminhão, os aparelhos captavam picos de emissão. Já com os elétricos, a leitura se mantinha estável, confirmando sua eficiência ambiental”, explicou Maurício Pimentel, conselheiro da Unilivre e representante da Carbontech, parceira do evento.

Os dados revelaram que a emissão estimada dos veículos a diesel foi de 44 kg de CO2, enquanto os abastecidos com gasolina liberaram 39 kg e os movidos a GNV, 31 kg. Já os veículos com etanol soltaram na atmosfera 22 kg de CO2. Os modelos elétricos, por sua vez, apresentaram zero emissão de gases poluentes, destacando o potencial de uma mobilidade mais limpa.

Números globais divulgados pela Carbontech revelam que os veículos a diesel emitem até 3,12 toneladas de CO2 por ano a cada 12 mil km rodados, exigindo o plantio de 156 árvores para neutralizar esse efeito. Já os a gasolina despejam 2,8 toneladas de gás carbônico anualmente percorrendo a mesma distância, exigindo o plantio de 138 árvores. Embora menos poluentes, os movidos a GNV geram 2,2 toneladas, o equivalente a 108 árvores, e os com etanol liberam 1,5 tonelada, o que necessitaria o plantio de 78 árvores por ano para neutralizar seu impacto.

O Rally-e, ao promover essa medição, reforçou como os veículos elétricos estão transformando o cenário da mobilidade, oferecendo uma solução ecologicamente responsável nas ruas e estradas.

Projeção de novos ralis com elétricos de passeio

Além de verificar o impacto ambiental, a prova reforçou seu compromisso com a preservação ambiental ao distribuir mudas de árvores nativas em cada parada e realizar o plantio de algumas delas. “Este é apenas o primeiro de outros ralis de elétricos que planejamos para o futuro, sempre com o foco na sustentabilidade, como foi o pedido dos próprios participantes”, disse Natálio Stica, organizador do Rally-e.

A iniciativa foi um evento familiar, com muitos pilotos e navegadores participando ao lado de seus cônjuges e amigos, e sem incidentes ou acidentes. “Vimos diversos carros com pais e filhos a bordo, tornando este evento uma grande celebração a cada parada”, enfatizou. 

Para os participantes, a experiência foi surpreendente. Vinícius Cechiato, navegador da dupla vencedora, ressaltou o silêncio do carro elétrico e a necessidade de maior atenção durante a competição. 

“A gente está acostumado com o barulho do motor, do intercomunicador, que ajuda a comunicação entre piloto e navegador. No rali tradicional, o barulho da aceleração sempre indicava se o piloto estava atrasado ou não. Aqui, não tinha como saber, tive que ficar de olho no relógio. Foi uma sensação totalmente diferente, mas fascinante.”

Cadmo Cardoso, o piloto da equipe campeã, destacou a importância do evento: “É incrível ver como o carro elétrico transforma a experiência da prova. Essa ideia precisa continuar, e imagino que, no futuro, veremos mais eventos como este pelo Brasil.” 

Eduardo Pereira, coordenador técnico do Rally-e, também comemorou o sucesso e destacou o desempenho dos elétricos. “Superou todas as expectativas, até porque os carros que desceram a Graciosa regeneraram a bateria durante o percurso, e muitos chegaram a Paranaguá com cerca de 70% de carga. Aquele preconceito de que o carro elétrico não pode fazer viagens longas ou enfrentar atividades mais desafiadoras foi quebrado.”

Paradas com direito a pastel e caldo de cana

Paradas estratégicas permitiram que os competidores apreciassem a paisagem e experimentassem o tradicional pastel com caldo de cana, além de visitar pontos turísticos. O evento foi finalizado com a premiação e sorteio de brindes no Parque São José, na entrada de São José dos Pinhais, após a subida pela BR-277. “O clima colaborou, muita gente feliz, curtindo tanto a Estada da Graciosa como os pontos de descanso nas cidades históricas”, resumiu Samir Teffeha, coordenador de Sustentabilidade do Rally-e.

O Rally de Carros Elétricos foi organizado pela Unilivre, de Curitiba, sob a responsabilidade técnica da Federação Paranaense de Automobilismo e do Rallye & Pista Motor Clube (RPM Clube). E contou com o patrocínio da Copel, além do apoio da BYD Servopa, Portos do Paraná – Logística Inteligente, Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná), Grupo de Ensino Isulpar, Serra Verde, Carbontech, Instituto Água e Terra, Sistema Fetranspar, RICTV e prefeituras de São José dos Pinhais e de Morretes.

Unilivre: www.unilivre.org.br
Instagram: @unilivre

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