A Gateware, empresa de tecnologia e inovação com foco em pessoas, fundada em Curitiba nos anos 2000, que hoje conta com filiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Argentina e Estados Unidos, tem como propósito “fazer a diferença com performance e criatividade, promovendo a transformação, impactando negócios e pessoas”. Para isso, o Employee Experience, ou seja, como será o dia a dia do colaborador na empresa, é um dos pilares.
De acordo com a Gerente de Marketing e Pessoas & Cultura da Gateware, Taline Klinguelfus, a empresa não vê apenas as entregas de seus profissionais. Mas, se certifica de que o colaborador está em um ambiente confortável para seu desenvolvimento.
“Fazemos o possível dentro do que está em nossa competência para que os colaboradores possam ter um ambiente de criatividade e desenvolver seu talento sendo eles mesmos. Na Gateware, entendemos que a comunicação é a base de tudo, então confiamos nas pessoas e isso faz o trabalho fluir: o profissional tem espaço para crescer, as demandas evoluem. Mas, o mais importante, é que o colaborador também tem espaço para testar e sabe que não estará sozinho”, afirma Taline.
Os valores da empresa também conversam com a Certificação GPTW, conquistada pelo quarto ano consecutivo:
- Somos todos embaixadores da nossa marca;
- Obcecados pela excelência;
- Exercemos autonomia com responsabilidade;
- Agimos e comunicamos com transparência;
- Atuamos com protagonismo;
- Somos simplesmente eficazes;
- Temos paixão pelo que fazemos;
Além dos benefícios para o cuidado da saúde mental e física e acesso a plataformas conceituadas para aprimoramento das habilidades do profissional, a empresa também oferece um acompanhamento próximo no primeiro ano de contratação, o chamado Buddy.
“A partir do momento que a pessoa envia o currículo para a Gateware, ele recebe uma atenção especial e, se não foi selecionado para a vaga, ele recebe o retorno. Já, a partir do momento em que o profissional é selecionado e aprovado na entrevista, ele passa por um onboarding com o time de Pessoas & Cultura, que explica todos os processos da empresa. Durante um período, o colaborador recebe uma atenção especial para entender se ele está se sentindo confortável, se precisa de algum apoio ou até se tem alguma dúvida, não focando apenas na performance do próprio setor”, explica a Especialista de Pessoas & Cultura, Bruna Santana.
A especialista ressalta que todos os colaboradores aptos passam por esse acompanhamento, estejam trabalhando dentro da própria empresa ou alocados em multinacionais, serviço oferecido pela Gateware, que contrata e posiciona profissionais de Tecnologia de Informação (TI) em diversas empresas.
O entrosamento entre as equipes também é valorizado na Gateware. “Temos rodas de conversa semanais ou mensais nos times, para que todos possam expor suas ideias e seus novos conhecimentos. Então, se o pessoal se qualifica ou adquire um conhecimento, depois de pôr em prática, conversa com o próprio time para compartilhar a sua experiência”, afirma Taline.
Bruna Santana ainda ressalta que a Gateware não traz toda essa cultura para o seu dia a dia apenas por mídia ou para ganhar certificações, mas sim por pensar no bem-estar do profissional e que este sinta vontade de fazer parte da equipe. “É uma preocupação principalmente da geração Z e Millennials: não apenas o trabalho pelo melhor salário, tem que pensar na qualidade de vida que aquela empresa oferece, no bem-estar. A gente está investindo no profissional, assim como ele também está, ou seja, uma troca: ele ganha porque consegue se desenvolver e nós ganhamos porque ele vai levar a cultura da Gateware para frente”.
Todas essas práticas da empresa, fizeram com que a Gateware recebesse, pelo quarto ano consecutivo, o selo de Great Place To Work, uma consultoria multinacional que certifica empresas como um excelente lugar para se trabalhar a partir de um questionário com diferentes colaboradores.
Sobre a Gateware – Focada em tecnologia, inovação e participante do Pacto Global da ONU no Brasil, a Gateware foi fundada em 2000. Com matriz localizada em Curitiba, no Paraná, também possui unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Argentina e EUA. Atualmente, possui 170 funcionários e atua em quatro suítes: GW Value Strategy (PMO Gestão de Projetos e GMO Gestão de Mudanças), GW Outsourcing (Alocação de Profissionais de TI), GW Solution (Aplicativo LivID que realiza Prova de Vida e Recadastramento Digital por meio do reconhecimento facial e inteligência artificial, além da funcionalidade de Consulta de Óbito em todo território nacional) e GW Labs (Fábrica de Softwares Multiplataforma).