Sarcoma sinovial: entenda o câncer da esposa de Rodrigo Faro

0
Foto: Divulgação
Recentemente, a modelo Vera Viel, casada com o apresentador Rodrigo Faro, contou nas redes sociais que foi diagnosticada com um câncer na coxa, mais especificamente, um sarcoma sinovial. Ela descobriu o nódulo durante uma aula de Muay Thai. Conversamos com a Dra Rosane R. Johnsson (CRM – 11412 e RQE – 7320), oncologista do IOP – Instituto de Oncologia do Paraná, para entender mais sobre esse tipo raro de câncer, que representa 5% dos sarcomas e pode ser encontrado em diferentes partes do corpo.
Sarcoma é um tipo de câncer que se desenvolve a partir dos tecidos conjuntivos, que são os tecidos que nos mantêm unidos. Exemplos de tecido conjuntivo incluem músculos, nervos, ossos, gordura, tendões e cartilagem. A maior parte do tecido conjuntivo do corpo está nas extremidades (braços e pernas), razão pela qual a maioria desses tumores é encontrada nesses locais. Sarcomas de tecidos moles representam aproximadamente 1% de todos os cânceres adultos”, afirma.
Sarcomas de tecidos moles mais comumente se apresentam como uma massa indolor e crescente principalmente nas extremidades. O sintoma mais comum é um caroço que cresce lentamente ao longo de semanas a meses. Mas o caroço geralmente não causa dor. “Ter um caroço nem sempre significa que você tem um sаrcоma de tecido mole. Mas se você tiver um caroço que não desaparece, diga ao seu médico. Outros sintomas de um sarϲоma de tecido mole dependem de onde o ϲâոϲеr está em seu corpo. Por exemplo, um sarϲоma de tecido mole na barriga pode causar dor de barriga e evacuações sanguinolentas, ou fazer você se sentir cheio após comer apenas uma pequena quantidade de comida”, alerta a especialista. Por sua vez o sarcoma sinovial é um tumor maligno dos tecidos que protegem as articulações. Os locais mais frequentes são o quadril, joelho, tornozelo e ombro. Este tumor é mais frequente em crianças e adultos jovens.
Vale lembrar que descobrir o câncer precocemente, muitas vezes, permite mais opções de tratamento. Alguns cânceres têm sintomas perceptíveis e outros não. “É muito raro que uma ressonância magnética de uma massa de tecido mole seja preocupante, e que você seja encaminhado a um especialista para tratamento e avaliação”, diz Dra. Rosane. O Departamento de Saúde do Reino Unido publicou critérios para encaminhamento urgente de um paciente com uma lesão de tecido mole. “São eles: massa de tecido mole >5 cm (tamanho de bola de golfe ou maior); caroço doloroso ou que está aumentando de tamanho; nódulo de qualquer tamanho que esteja profundamente na fáscia muscular ou recorrência de um nódulo após excisão anterior”, explica.
É importante manter uma mentalidade positiva. “O sarcoma é um câncer raro com muitos subtipos diferentes, e cada caso é tratado de forma diferente. Alguns sarcomas são removidos cirurgicamente, enquanto outros requerem quimioterapia ou radiação antes ou depois da cirurgia, e alguns subtipos não respondem à quimioterapia ou radiação. Apesar de receber a notícia de que você está sem evidência de doença, é importante ainda fazer o acompanhamento com seu médico para exames e consultas. Os testes geralmente incluem exames e exames de imagem. Você também deve ficar atento a novos caroços, porque ele pode significar que o sаrcomа de tecido mole retornou”, complementa a oncologista do IOP.

Sobre o Grupo Med4U

A Med4U é uma holding que engloba algumas das marcas mais reconhecidas no setor da saúde, oferecendo soluções integradas e inovadoras para pacientes e profissionais. Entre as empresas que fazem parte da Med4U estão o IOP (Instituto de Oncologia do Paraná), o IOP Educa, o IOP Pesquisa, a Mantis Diagnósticos Avançados, o Valencis, e o centro de radioterapia Oncoville. Juntas, essas instituições formam um grupo dedicado à excelência no cuidado oncológico, educação e inovação em saúde.
O IOP, a marca mais antiga do grupo, completou 28 anos de atuação em 2023 e continua sendo uma referência no tratamento do câncer. Com quatro sedes em Curitiba (PR), o IOP se destaca por suas parcerias estratégicas, como a colaboração com o Hospital São Marcelino Champagnat desde 2021, e a conexão com o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, sendo a única clínica no sul do Brasil a integrar a Rede Einstein de Oncologia e Hematologia.
Com uma equipe de 93 médicos e 202 colaboradores, o IOP oferece tratamentos avançados e humanizados, utilizando tecnologia de ponta e uma abordagem multidisciplinar, que inclui Nutrição, Psicologia, Enfermagem e Farmácia. Além disso, terapias complementares como cromoterapia, aromaterapia e musicoterapia ajudam a proporcionar um cuidado mais completo e humanizado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui