Mais do que uma promoção, é uma oportunidade de conquistar a confiança e fidelizar novos clientes
Tradição nos Estados Unidos, a Black Friday é um fenômeno que chegou ao Brasil em 2010. Desde então, a data entrou para o calendário do varejo e é aguardada pelos consumidores. Segundo um levantamento do Mercado Livre e Mercado Pago, 85% das pessoas já estão se planejando para ir às compras na sexta-feira, 29 de novembro. Além disso, pesquisa realizada pela Wake em parceria com a Opinion Box, aponta que 32,5% dos brasileiros começaram a monitorar o valor dos produtos já no fim de julho e dois a cada três compradores pretendem aproveitar as ofertas.
Para atender a essa grande demanda, sem ter crises de comunicação ou prejuízos, é preciso focar em um bom planejamento. “É necessário que os varejistas pensem a estratégia e se organizem o quanto antes, analisando os dados das campanhas anteriores para corrigir o que deu errado ou manter o que funcionou, para evoluir e alcançar mais resultados neste ano. Além de fazer testes internos e aquecer os leads antes do lançamento da oferta”, sugere Fabíola Cottet, especialista em comunicação institucional e gestão de crises e sócia-diretora da MAVERICK 360.
Rick Garcia, sócio-fundador da MAVERICK 360, e publicitário com mais de 20 anos de experiência na área, afirma que, além da programação com antecedência, é primordial realizar uma análise do público. “Para se destacar na Black Friday, é essencial entender o que realmente atrai seu cliente. A recomendação é focar na criação de ofertas reais e comunicar isso com clareza nos canais certos, sem esquecer de personalizar as ações. Ofereça uma experiência de compra única, que vá além do desconto e gere confiança. Aliás, investir em atendimento, tanto no pré quanto no pós-venda, pode fazer toda a diferença para fidelizar os compradores”, explica.
Por mais que pareça óbvio, outro ponto importante é não enganar o consumidor. Fabíola destaca a transparência como elemento crucial. “O comerciante não deve subir preços antes da ação para depois oferecer descontos fictícios. Isso afeta diretamente a credibilidade da empresa. Como as pessoas pesquisam os preços com antecedência, identificam facilmente promoções que não compensam. Inclusive, a informação pode ser compartilhada nas redes sociais, pesquisas ou até mesmo em sites que denunciam esses casos. Todos estão atentos à veracidade, por isso, seja transparente. Se o comércio não conseguir dar um desconto agressivo, deve buscar outros benefícios para conquistar o consumidor”, indica.
A especialista destaca que a honestidade vai além da oferta: “é preciso cumprir com os prazos e estar atento ao estoque para não decepcionar os compradores. Caso o comerciante decida fazer mais de uma promoção nesta época, optar por ofertas de “esquenta”, por exemplo, deve considerar que o valor praticado na Black Friday precisa ser menor”, conclui.
Sobre a MAVERICK 360
A MAVERICK 360 é uma agência digital que oferece soluções em Branding, Assessoria de Imprensa, Marketing on e off e In-house. A empresa é especializada no atendimento a áreas complexas ou regulamentadas. Fornece um diagnóstico integrado de comunicação a todos os seus clientes, com a personalização dos serviços prestados. Desde 2014, ano em que foi fundada, o modelo de trabalho é 100% digital, sob o conceito remote first, com profissionais espalhados por diversas partes do mundo e dedicados a desenvolver projetos criativos, exclusivos e de alta performance. O cumprimento de prazos é um compromisso assumido, com 80% das entregas realizadas antecipadamente e o restante inteiramente dentro dos prazos acordados. A agência conta com a expertise de seus sócios-diretores, o publicitário Rick Garcia e a jornalista Fabíola Cottet, que possuem mais de 20 anos de experiência em comunicação estratégica e corporativa.