Fio dental: o aliado indispensável para uma saúde bucal completa

0
Quase 40% dos brasileiros não usam escova, pasta e fio dental todos os dias, o que pode levar a graves problemas de saúde | Crédito de imagem Freepick
Quase 40% dos brasileiros não usam escova, pasta e fio dental todos os dias, o que pode levar a graves problemas de saúde | Crédito de imagem Freepick

Escovar os dentes após as refeições é importante, mas para que a limpeza seja completa é preciso utilizar – além da escova e da pasta – o fio dental diariamente. Só ele pode chegar aonde a escova não alcança, permite a ação do flúor do creme dental de maneira mais eficaz e ajuda a evitar doenças bucais.

O alerta é da dentista Barbara Garcia Haensch, diretora técnica do Centro Odontológico São Lourenço, em Curitiba. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2019 pelo IBGE, somente 63% da população usa pasta, escova e fio dental todos os dias. Ou seja, 37% dos brasileiros estão suscetíveis a perdas dentárias e infecções severas.

De acordo com a dentista, “o fio dental deve ser utilizado duas vezes ao dia, sempre antes da escovação, porque ele remove sujeiras e resíduos que se acumulam entre os dentes e sulcos gengivais e que podem gerar inflamação e infecções. Como a limpeza com o fio ‘espalha’ as sujidades pela boca, é necessário escovar em seguida para eliminar tudo”.

Infecções bucais

Barbara explica que não usar o fio dental diariamente gera um biofilme bacteriano, também conhecido como placa bacteriana, que é uma camada invisível formada pela proliferação de bactérias.

“Isso é meio caminho andado para o mau hálito, cárie (quando as camadas de dente se deterioram e forma lesões), gengivite (inflamação da gengiva) e até doença periodontal (inflamação que chega ao osso) que pode levar à perda de dentes e comprometer outras partes do corpo”, complementa a dentista, que é pós-graduada em Cirurgia Oral pela Universidade de Gotemburgo, na Suécia.

As infecções iniciadas na boca podem se espalhar por outras partes do corpo por meio da corrente sanguínea e, em situações mais extremas, levar o paciente a uma sepse (infecção generalizada). Em casos mais graves o resultado pode ser, até mesmo, a morte.

“Palito de dente e outros objetos improvisados – como fio de cabelo, papel e as unhas – nunca devem ser usados para remover restos de alimentos, pois não são devidamente esterilizados, machucam a gengiva e geram infecções”, ressalta a dentista.

Cuidado redobrado em gestantes

Em gestantes, a periodontite pode ter implicações graves, pois aumenta o risco de parto prematuro, pré-eclâmpsia e nascimento de bebês com baixo peso.

Pessoas com doenças crônicas – como diabetes e hipertensão – devem redobrar os cuidados com a higiene bucal, pois inflamações na boca podem agravar essas condições.

“A boca é a porta de entrada para várias bactérias que podem afetar o organismo. Por isso a importância de visitar o dentista a cada seis meses e manter uma rotina de higiene bucal completa. À noite é quando essa rotina deve ser ainda mais caprichada”, reforça a especialista Barbara Garcia Haensch.

E quem usa aparelho?

A especialista em Cirurgia Oral recomenda o uso do fio dental para todas as pessoas, inclusive quem usa aparelhos ortodônticos. A sugestão é utilizar um fio dental que tenha uma extremidade rígida que possa enfiar sob o fio principal do aparelho e um componente esponjoso que deslize facilmente entre os dentes.

Sangramento na gengiva é normal?

O sangramento pode significar muitas coisas, desde um machucadinho na gengiva em virtude de fazer muita força ao passar o fio ou sinal de uma gengivite ou periodontite. Entretanto, ao notar esse sintoma todas as vezes que usar o fio dental, a recomendação é procurar um dentista o quanto antes para entender o que está acontecendo.

Para aqueles que têm dúvidas sobre a melhor forma de usar o fio dental, a diretora do Centro Odontológico São Lourenço de Curitiba, Barbara Garcia Haensch, traz algumas dicas. Confira:

ü  A limpeza deve começar pelos dentes de trás, de um lado para o outro, superiores e inferiores. Seguindo a ordem dos dentes até terminar a limpeza na parte frontal do sorriso.

ü  O fio dental deve ser passado suavemente entre os dentes, entrando na gengiva para limpar a região interdental e penetrando cuidadosamente no sulco gengival, espaço entre a gengiva e o dente.

ü  É importante fazer movimentos suaves para frente e para trás, e de baixo para cima, com o objetivo de passar o fio dental por toda a lateral do dente.

ü  Lembre-se que o fio dental deve ser utilizado em todos os dentes, usando sempre um pedaço limpo em cada área.

Sobre

O Centro Odontológico São Lourenço existe desde 2007, já realizou mais de 10 mil atendimentos de excelência para crianças, adultos, idosos, portadores de deficiências ou necessidades especiais, em Curitiba. Com tecnologia inovadora e 15 tipos de serviços personalizados, a equipe multidisciplinar de especialistas ajuda a transformar vidas e contribui para que as pessoas tenham o sorriso desejado.

O Centro Odontológico São Lourenço atende no particular e via convênios MetLife, Sul América, Geap Saúde, Brazil Dental e SESI. A responsável técnica é Barbara Garcia Haensch, pós-graduada em Cirurgia Oral pela Universidade de Gotemburgo, da Suécia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui