IPVA Zero para motos de até 170cc é alívio no bolso e impulso à economia no Paraná

Share

Projeto em tramitação na Assembleia Legislativa prevê isenção do imposto para mais de 700 mil motocicletas a partir de 2025. Concessionárias facilitam o processo para o benefício

A partir de janeiro de 2025, proprietários de motocicletas de até 170 cilindradas no Paraná poderão transformar o valor do IPVA em um aliado financeiro. Com o projeto de lei do governo estadual em tramitação na Assembleia Legislativa, a isenção do imposto promete gerar uma boa economia de quem utiliza motos como principal meio de transporte.

Segundo o Detran-PR, o valor médio do IPVA de motos nessa categoria gira em torno de R$ 474. Caso aprovado, o projeto contemplará 732 mil motocicletas de até 170 cc, representando 77% da frota tributável do estado. Atualmente, a isenção abrange apenas motos com até 125cc e mais de 10 anos de fabricação.

O processo para garantir a isenção do IPVA será simplificado. Segundo Rudney Doscher, diretor de Operações da Blokton, maior concessionária de motos do Paraná, as revendas poderão auxiliar os clientes na regularização. 

“Temos serviço de despachante dentro da nossa concessionária quando o comprador adquire uma moto zero, onde podemos encaminhar o primeiro emplacamento. No caso da seminova, temos a política de dar a moto já transferida em nome do cliente. Ou seja, a rede oferece toda a estrutura para facilitar esse processo para os clientes”, afirma.

Investindo o valor economizado

Com a economia gerada, motociclistas poderão investir na segurança, no cuidado do veículo ou até mesmo ser direcionada a outros compromissos financeiros, como pagar parcelas do consórcio.

“Ele ainda pode investir na manutenção da moto seminova, escolher outro modelo seminovo mais recente ou mesmo trocar por uma moto zero km. Há ainda a possibilidade de adquirir acessórios para a motocicleta ou equipamentos de segurança para o piloto, como capacete, botas, luvas, jaqueta, entre outros”, destaca Rudney.

A isenção do IPVA para motos de baixa cilindrada vai além do alívio no bolso: ela representa uma conquista para quem depende das duas rodas, como motoboys e entregadores, que utilizam veículos de baixa cilindrada. 

Impacto na economia estadual

De acordo com diretor de Operações da Blokton, também impulsiona o mercado de motocicletas ao incentivar novas compras e fortalecer o setor, melhorando a mobilidade urbana ao facilitar o acesso a veículos mais ágeis e econômicos. “E valoriza as motos como ferramenta essencial para o transporte e o trabalho no dia a dia”, complementa.

O diretor da Blokton cita alguns modelos da Honda que serão beneficiados pela medida, como POP 110i, Biz 125, CG 160, Bros 160 e scooters como Elite 125, PCX 160 e ADV 160. “Para motos seminovas, a variedade é ainda maior, com opções de diferentes marcas e estilos”, observa.

O Paraná no mapa da isenção nacional
Se aprovado, o Paraná se junta a estados como Paraíba, Acre e Santa Catarina, que já concedem IPVA zero para motocicletas de baixa cilindrada, seguindo a lei federal em vigor desde o ano passado. O projeto do governo estadual seguiu para votação na Assembleia Legislativa do Paraná. A expectativa é de aprovação ainda este ano, para que a medida entre em vigor no início de 2025.

Mais lidas

DE TUDO UM POUCO