O prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel, deve anunciar nesta terça-feira (9) novos nomes que vão compor o secretariado municipal. O Blog Politicamente ouviu fontes ligadas à prefeitura de Curitiba e ao Palácio Iguaçu e traz os nomes cotados para cada área.
A novidade deve ser a indicação de Elizandro Pires Frigo para a secretaria de Administração de Curitiba. O nome dele teria sido indicado pelo governador Ratinho Junior. Elizandro foi secretário de Administração do Estado e atualmente responde pela superintendência geral de Governança de Serviços e Dados do Governo do Paraná.
Para a pasta da Educação, o escolhido será Jean Pierre Neto — que já atuou na Secretaria Estadual da Educação no governo Ratinho Junior durante a gestão de Renato Feder. Jean Pierre, que é advogado, foi presidente do Instituto de Estudos Jurídicos Aplicados (IEJA) e presidiu a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). Ele vai substituir Maria Silvia Bacila.
Na secretaria de Saúde, que ganhou protagonismo durante a pandemia da Covid-19, sai Beatriz Battistella Nadas e quem vai assumir na gestão de Eduardo Pimentel é a médica Tatiane Correa da Silva Filipak — que atualmente responde pela Diretoria de Atenção a Saúde da FEAS (Fundação de Atenção à Saúde) de Curitiba (FEAS).
Beatriz Battistella Nadas, no entanto, permanecerá no governo municipal. Uma boa fonte do Blog Politicamente conta que ela deve ser nomeada no IMAP (Instituto Municipal De Administração Pública).
Para a secretaria da Defesa Social, o escolhido será o delegado da Polícia Civil Rafael Vianna. Vitor Puppi será o indicado para reassumir a Secretaria de Finanças de Curitiba na gestão do prefeito eleito Eduardo Pimentel. Ele retorna ao cargo três anos depois de deixar a secretaria — onde permaneceu de 2017 a 2021.