Com o Natal brasileiro como destaque, festival celebra cultura popular em Piraquara

Share

As celebrações de Natal pelo Brasil estão entre os principais destaques do festival Encontro de Tradições, que realiza sua quinta edição nesta quinta e sexta-feira, dias 12 e 13 de dezembro, no Centro Histórico de Piraquara. A programação é inteiramente gratuita e traz 15 apresentações, seis exposições e mais seis oficinas e vivências, além de uma feira de artesanato. Todas estas atrações se espalham por uma estrutura que ocupa as ruas com palcos e tendas. No primeiro dia, quinta-feira (12/12), acontece das 9h às 18. No segundo (13/12), das 9h às 21h.

Natal em destaque

As celebrações de Natal estarão muito presentes numa das apresentações, a do grupo de Folia de Reis paranaense Companhia de Santos Reis Anunciando o Rei Messias, que vem de Maringá. Esta companhia realiza uma peregrinação anual, visitando mais de 250 casas, levando a mensagem natalina por meio de cantos e devoção. No Encontro de Tradições, se apresentará no palco e também percorrerá casas, além de tocar no presépio que integra a estrutura do festival.

Outra programação natalina é uma oficina de música com o músico Itaercio Rocha, que ensinará cantos natalinos tradicionais de diferentes regiões brasileiras para o público. Além disso, a feira de artesanato trará muitas opções para presentear. Entre os expositores, estão coletivos, associações, famílias, cooperativas, aldeias e quilombos que produzem com matérias primas orgânicas um artesanato de identidade cultural dos povos tradicionais do estado. Cerca de 10 comunidades participam, expondo artesanato em palha, barro, madeira, arte indígena, e expressões das culturas imigrantes como ucranianos, poloneses, além de produções quilombolas, e dos povos rurais do Paraná.

Programação

Capoeira, tambores japoneses, folia de reis, boi de mamão, viola caipira, música africana e fandango são algumas das manifestações que serão apresentadas por grupos que vêm de diversas regiões paranaenses. Realizado pela produtora Olaria Projetos de Arte e Educação, o evento tem apoio da Copel e da Prefeitura de Piraquara e foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo do Paraná.

Entre os participantes que se apresentam no palco, estão grupos como a Associação de Capoeira Angola Dobrada, Grupo Ukuthula de música africana, Wakaba Taiko e seus tambores japoneses, Companhia de Santos Reis Anunciando o Rei Messias, Boi de Mamão da Associação Mandicuera, Grupo de Fandango Mestre Eugênio e Orquestra Fraterna de Viola Caipira, vinda de São Paulo.

Tendas temáticas vão reunir exposições, oficinas e vivências. A Tenda Indígena, por exemplo, ensinará tradições da cultura Kaingang, com o professor Florencio Rékág, da Terra Indígena Rio das Cobras, município de Nova Laranjeiras. Já a Tenda do Natal Brasileiro vai ter cantigas tradicionais, com o mestre Itaercio Rocha, e a Tenda Congada Ferreira vai contar a história deste grupo sediado na Lapa.

Na Tenda Copel, voltada às crianças, o tema será Histórias Eletrizantes, com muita diversão e informações sobre a prevenção de acidentes com energia elétrica, eficiência energética e sustentabilidade. Nela, a dupla de atores Jacuí e Maricota vai apresentar os conteúdos com histórias, mágica, música e brincadeiras.

5º Encontro de Tradições

Quando: Dias 12 e 13 de dezembro de 2024. Quinta-feira (12/12), das 9h às 18h. Sexta-feira (13/12), das 9h às 21h.
Local: No Centro Histórico de Piraquara (Rua Manoel Alves Cordeiro s/n – junto à linha do trem).
Entrada: franca
Programação estendida na Casa da Memória – Av. Getúlio Vargas, 67 (à 200 metros das tendas na rua)
Toda a programação em: www.encontrodetradicoes.com.br e @encontrodetradicoes
PARA AGENDAMENTO ANTECIPADO PARA ESCOLAS E GRUPOS ESCREVA PARA: encontrodetradições@gmail.com

Mais lidas

DE TUDO UM POUCO