Além da beleza, mexer na terra e plantar faz bem para a saúde e para o meio ambiente. Com as dicas e os equipamentos certos, fica muito mais fácil
A primavera é um convite para atividades ao ar livre, com seus dias mais longos, mais quentes e ensolarados. Por isso mesmo, a estação é também o momento perfeito para renovar, cuidar ou, ainda, criar um jardim em casa. Além de deixar o espaço mais bonito para receber a família e os amigos, lidar com a terra e mexer com as plantas ajuda a promover o bem-estar e colabora com a sustentabilidade.
O contato com a natureza é um poderoso antídoto contra o estresse, de acordo com especialistas em saúde mental. Cuidar de um jardim é uma atividade relaxante que promove a sensação de bem-estar e tranquilidade. Além de estimular a criatividade e melhorar o humor.
Na sustentabilidade, o aumento de áreas permeáveis facilita a absorção da água da chuva e quanto mais verde em meio às cidades, melhor a qualidade do ar que a população respira, já que as plantas absorvem o dióxido de carbono, um gás poluente, e liberam oxigênio na atmosfera.
Não sabe por onde começar? Confira essas dicas:
Cuide do solo
Eles são as bases do jardim. Por isso, é essencial que o solo esteja bem preparado, com boa drenagem e adubação adequada para receber as novas plantas.
Escolha as plantas adequadas
Se a ideia é trocar as flores e plantas a cada estação, informe-se sobre quais são as mais resistentes para esse período do ano. Na primavera, o ideal é optar, por exemplo, pela lavanda, pelo beijo-japonês e pelas petúnias, entre outras. Há ainda plantas e flores perenes, que resistem a diferentes condições climáticas nas diferentes estações do ano. Entre elas, estão a costela-de-adão, a alpínia e o agapanto.
Tenha atenção às regas e à prevenção de pragas
Regue com moderação – Nos dias mais quentes, regue as plantas de manhã cedo ou no final da tarde para evitar que a água evapore rapidamente e garantir que as raízes absorvam bem a umidade. Para facilitar esse trabalho, uma boa solução é utilizar pulverizadores costais. Eles serão úteis para a irrigação de áreas maiores, de plantas recém-plantadas ou das mais sensíveis à rega direta. E ainda na aplicação de fertilizantes líquidos, diluídos em água, e de fungicidas. Outros produtos que previnem problemas com fungos e pragas nas plantas também podem ser aplicados com a ajuda dos pulverizadores.
Deixe a manutenção e a limpeza em dia
É fundamental cuidar da grama plantada e fazer podas frequentes para que ela fique sempre livre de ervas-daninhas, doenças e pragas. Boas lâminas de cortador são essenciais para isso. As lâminas da Oregon combinam durabilidade e eficiência para um resultado mais bonito. Além disso, procure manter a limpeza do jardim em dia, retirando as folhas secas e os galhos caídos.
A lâmina duas pontas é mais indicada para pastos. Já para a manutenção de gramados e jardins, o ideal é utilizar fios de nylon.
Não se esqueça dos equipamentos de proteção
Por último, mas não menos importante, não se pode esquecer do uso de equipamentos de proteção individual para evitar e se proteger de acidentes. Capacetes que protegem o rosto e protetores auriculares estão entre as opções oferecidas pela Oregon.