A partir de 2025, a Via Araucária acatará as diretrizes da ANTT, substituindo o cartão e o cupom para pagamento por tags
A partir de 1º de janeiro de 2025, o Vale-Pedágio Obrigatório será aceito exclusivamente na forma eletrônica, utilizando tags. A mudança, determinada pela resolução 6.024, de 3 de agosto de 2023, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), elimina os modelos em cartão e cupom, que poderão ser usados somente até 31 de janeiro de 2025.
O novo Vale-Pedágio Obrigatório será aceito em todas as concessionárias de rodovias, sejam federais, estaduais ou municipais. Com a transição para o formato eletrônico, as tags deverão ser adquiridas junto a fornecedoras de Vale-Pedágio Obrigatório (FVPOs) autorizadas pela ANTT. A relação das empresas autorizadas está disponível no site da Agência.
Para informar o público de caminhoneiros autônomos, agregados e transportadores sobre a mudança, a concessionária Via Araucária está orientando via canais de comunicação oficiais da companhia, além da Ouvidoria e 0800 277 0 376.
Segundo a ANTT, a medida visa modernizar o sistema, aumentando a eficiência e a
segurança no transporte rodoviário de cargas. Além disso, ela se alinha às novas
tecnologias, como o Free Flow (Sistema de Pedagiamento Eletrônico), e traz benefícios
como:
– Redução do tempo de viagem;
– Menores custos operacionais;
– Redução das emissões de gases de efeito estufa.
O que é o Vale-Pedágio Obrigatório?
Criado pela Lei 10.209, de 23 de março de 2001, o Vale-Pedágio Obrigatório estabelece
que o pagamento do pedágio para veículos de carga é responsabilidade do embarcador,
sem integrar o valor do frete. Ele deve ser fornecido pelo contratante ao transportador,
considerando as tarifas correspondentes à categoria do veículo, cobrindo todas as praças
de pedágio da rota contratada.
Sobre a Via Araucária
A Via Araucária é a concessionária responsável pela operação, manutenção e modernização do Lote 1 do Sistema Rodoviário do Estado do Paraná, abrangendo 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais. Esse trecho inclui os contornos Norte e Sul de Curitiba, as interligações entre municípios da Região Metropolitana de Curitiba e a rota entre a capital e Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, entre outros segmentos viários. O contrato de concessão assinado junto ao Governo Federal prevê investimentos da ordem de R$13,1 bilhões na restauração de rodovias, ampliação da malha viária e implementação de tecnologias e inovações que contribuam para a prestação de serviços de alta qualidade. Para mais informações: www.viaaraucaria.com.br