Vereadora propõe à prefeitura implementação da “Faixa Verde” para motociclistas em Curitiba

Share

A Vereadora Delegada Tathiana Guzella (UNIÃO) apresentou à Câmara Municipal de Curitiba o Projeto de Lei 44/2025, que propõe a implementação da “Faixa Verde”, destinada preferencialmente à circulação de motocicletas e similares em vias estratégicas da cidade. Inspirada no modelo de sucesso da “Faixa Azul” implantado em São Paulo, a proposta tem como objetivo reduzir acidentes, melhorar a fluidez do trânsito e garantir mais segurança para os motociclistas.

“São Paulo é um exemplo do impacto positivo de iniciativas como esta. Dados mostram que, desde sua implementação, não houve mortes na Faixa Azul, e os acidentes com vítimas caíram 71%. Além disso, o trânsito foi otimizado, com redução média de 15% na lentidão em vias como a Avenida 23 de Maio,” afirmou a vereadora, que esteve na capital paulista para acompanhar de perto os resultados do projeto.

A proposta da vereadora prevê que a “Faixa Verde” seja implementada em vias de grande fluxo e integre-se aos diferentes modais de transporte de Curitiba. Além de melhorar a segurança dos motociclistas, que muitas vezes trafegam entre os carros em situações de risco, a iniciativa busca otimizar o trânsito como um todo.

“Curitiba já é reconhecida mundialmente como uma cidade sustentável. A escolha do nome ‘Faixa Verde’ reforça o compromisso com a mobilidade sustentável e a preservação do meio ambiente,” destacou Tathiana.

O projeto também prevê sinalização horizontal e vertical adequada, estudos técnicos para garantir a viabilidade e campanhas de conscientização no trânsito, com foco na convivência harmoniosa entre motoristas, motociclistas e pedestres.

Caso aprovado, o projeto pode colocar Curitiba entre as cidades pioneiras no país a adotar medidas que priorizam a segurança e eficiência no transporte de motociclistas, promovendo mais qualidade de vida para seus cidadãos.

Sistema de Proposições Legislativas – Proposicao_005.00044.2025

Mais lidas

DE TUDO UM POUCO