Reconhecimento internacional destaca a transparência e a ética da Via Araucária
A Via Araucária, concessionária responsável pela administração das BRs-277, 373, 376 e 476 e PRs-418, 423 e 427, alcançou um marco inédito ao ser recomendada para a certificação na norma ABNT NBR ISO 37001:2017. Este reconhecimento internacional chancela os processos éticos e transparentes desenvolvidos pela empresa na gestão das rodovias paranaenses.
A ISO 37001 é uma certificação internacionalmente reconhecida, voltada para o combate ao suborno. A norma estabelece requisitos para a criação, implementação e manutenção de sistemas de gestão antissuborno, sendo um dos mais importantes instrumentos na promoção de práticas éticas em organizações públicas e privadas. O rigor da Via Araucária na adoção de políticas relacionadas à certificação foi determinante para a recomendação da companhia.
Durante o processo de busca da recomendação, a Via Araucária implementou um programa de Compliance abrangente, com diversas iniciativas estruturadas para combater o suborno e promover boas práticas de governança. Entre as principais ações, destacaram-se: contratação de especialistas, criação de um comitê dedicado, mapeamento de riscos, desenvolvimento de políticas e procedimentos de governança, implantação de canal de denúncias, realização de treinamentos internos, campanhas de comunicação, auditorias internas e externas, além de reuniões periódicas para aprimoramento contínuo do sistema em conformidade com a ISO 37001.
De acordo com Sergio Santillán, diretor-presidente da Via Araucária, a recomendação à certificação reforça a postura ética da concessionária e eleva a confiança no setor. “Estamos estabelecendo um novo padrão de governança nas rodovias paranaenses. Nosso foco é seguir implementando as melhores práticas de gestão e combate à corrupção”, afirma Santillán.
A Via Araucária continuará atuando para garantir a eficiência de seu sistema antissuborno, buscando garantir com que todos os seus procedimentos estejam em linha com os mais altos padrões nacionais e internacionais de Compliance. O certificado terá validade de três anos e anualmente será feita uma auditoria de manutenção para verificação dos procedimentos.