Irma é uma cantora, compositora e diretora franco-camaronesa multiplatinada. Suas melodias emocionantes, voz autêntica e visão artística cativaram recentemente o público em todo o mundo e a impulsionaram de artista local a sensação internacional. Com um talento único para contar histórias, Irma dirigiu por conta própria performances cinematográficas impressionantes de suas músicas que combinam composições emotivas com visuais cativantes, redefinindo o que significa ser uma cantora e compositora na era digital.
Irma começou em 2008 se tornando uma das maiores histórias de sucesso no YouTube. Fez a transição de seus covers acústicos em seu quarto de estudante em uma das principais escolas de negócios do mundo – ESCP Europe – para colaborações com superestrelas internacionais na plataforma de compartilhamento de vídeos. Nascida em Douala em 1988, filha de um pai farmacêutico-biólogo e guitarrista e de uma mãe farmacêutica e cantora de coral, a cantora de Bangangté começou a cantar aos 7 anos de idade com piano clássico. Em 2007, ela começou a postar vídeos de covers acústicos de seus artistas favoritos de seu quarto e rapidamente chamou a atenção do YouTube, que patrocinou seus vídeos em mais de 25 países em todo o mundo. Isso marcou o início de sua ascensão. Ela assinou com o selo participativo MyMajorCompany, fundado por Michael Goldman, filho do lendário Jean-Jacques Goldman, e quebrou o recorde de arrecadação de fundos ao levantar os € 70.000 necessários para produzir seu primeiro álbum em apenas 48 horas. Ela foi descoberta pelo produtor de Lenny Kravitz, Henry Hirsch, com quem gravou a primeira parte de seu álbum de estreia em Nova York em 2009. As turnês se seguiram, enquanto ela continuou a construir sua presença online colaborando com artistas como Will.i.am do Black Eyed Peas, MatthieuChedid, Céline Dion, Stromae e muito mais. Impulsionada por uma grande campanha do Google Chrome TV que conta a história de sua ascensão meteórica que começou no YouTube, seu primeiro álbum “Letter to the Lord” alcançou o topo das paradas globais de álbuns em 2012 e foi certificado como dupla platina um ano após seu lançamento. Avistada por Avery Lipman, CEO da gravadora americana Universal Republic, Irma voou para os Estados Unidos em 2014 para assinar com a gravadora e gravar seu segundo álbum com Stuart White, produtor de Beyoncé. Ela colaborou com figuras lendárias da cena internacional, como o rapper NAS e os produtores Timbaland, Jerry Wonder (Lauryn Hill, The Fugees) e Rodney Jerkins (Michael Jackson, Britney Spears…).
Após o lançamento de seu segundo álbum e uma turnê internacional de dois anos pela Europa, Ásia e Estados Unidos, ela decidiu em 2017 dar um tempo dos holofotes da mídia para se concentrar na criação de sua própria gravadora, a Azobé Productions, e treinar em produção musical com o objetivo de produzir jovens artistas da cena internacional emergente. Ao mesmo tempo, ela decidiu apoiar várias organizações de caridade ao redor do mundo, incluindo a associação SWAA em Camarões. Em 2019, ela se dedicou a compor trilhas sonoras para séries do Canal+ e da Netflix. Ela também se tornou embaixadora da nova campanha da Handicap International e colaborou com a LVMH para sua campanha internacional “The Voices ofInclusion”.
Em 2021, ela voou para Camarões para criar seu primeiro projeto em francês e dar à luz o projeto “Douala Paris”, lançado em 2022. Em fevereiro de 2024, o primeiro single de seu próximo álbum “House of Cards” se tornou um verdadeiro fenômeno global, acumulando 15 milhões de visualizações apenas quatro dias após seu lançamento nas redes sociais. Junto com o sucesso mundial de seus covers acústicos de “Human Nature” e “Thriller” de M. Jackson – elogiados por figuras de renome mundial como Pink, Viola Davis, Sharon Stone, Channing Tatum, Liminha e mais – ela ganhou seguidores massivos de todo o mundo (principalmente no Brasil, EUA, Japão e Europa) indo de 19 mil inscritos para quase 600 mil em oito meses. Irma então começou uma turnê europeia em maio de 2024 (Alemanha, Bélgica, Irlanda, França). Então, anunciou um novo álbum e uma turnê mundial para 2025 (Europa, África, América do Norte, América do Sul e Ásia).
IRMA desembarcou no Brasil em Janeiro deste ano para uma TOUR através do projeto Sofar Sounds nas capitais. Já passou por Uberlândia, Goiânia, Brasília, São Paulo e depois de Curitiba encerra com dois shows no Rio de Janeiro quase esgotados já.
Em Curitiba o Projeto Sofar Curitiba Apresenta recebe a artista neste domingo, 16 de fevereiro em local (secreto) mas já revelado: Czar (Rua Frederico Cantarelli, 68 – Mercês, no DECK mais aconchegante da cidade. IRMA promete recriar no palco a atmosfera íntima de seu próprio santuário criativo. Suas melodias pingentes ressoarão como confissões sussurradas, com uma performance poderosa e ao mesmo tempo, vulnerável. Trazendo um pouco do seu mundo à vida completamente desarmada.
Sobre o Sofar Curitiba
Uma comunidade global que promove shows intimistas em lugares secretos. Criado em Londres, em 2009, o Sofar Sounds é uma experiência única de música ao vivo, em que o público compra o ingresso sem saber o endereço exato e o line-up das apresentações. Hoje existem mais de 400 cidades onde são realizados eventos do Sofar em todo o mundo.
Em Curitiba o Sofar se estabeleceu em 2014 através da produtora Aline Valente e a Cactus Raius Produções, e inicia a temporada 2025 no formato ‘APRESENTA’ , com um nome internacional como Irma, o que é muito especial. O projeto promete continuar criando experiências únicas e intimistas, trazendo talentos da cena musical local e global para um formato inovador
SERVIÇO:
Sofar Sounds Curitiba
Quando: 16 / 02 /2025
Onde: CZAR (Rua Frederico Cantarelli, 68 – Mercês)
Abertura de Portas: 17h30
Show: Início entre 18h30 – 19h
Ingressos Limitados: https://meaple.com.br/sofarcuritiba/sofar-curitiba-apresentairma