Oficinas de contação de histórias auxiliam o desenvolvimento da imaginação dos alunos

Share

DOLÁR HOJE

Dólar: carregando...
Euro: carregando...
Libra: carregando...

A atividade presente no cotidiano escolar dos alunos do Marista Anjo da Guarda é uma ferramenta essencial no desenvolvimento e amor pela leitura


Nesta semana é celebrado o Dia do Contador de Histórias, data que, desde 1991, promove a prática de contar histórias em todo o Mundo. No Colégio Marista Anjo da Guarda, em Curitiba (PR), essa atividade faz parte do dia a dia dos alunos do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais. O momento reforça o papel das narrativas no cotidiano escolar, com contações que acontecem regularmente nas salas de aula e na biblioteca, sendo uma prática contínua para o desenvolvimento integral das crianças.
As contações de histórias, realizadas por contadores experientes e pelos próprios educadores, são uma ferramenta essencial para estimular a imaginação, a escuta

ativa e o pensamento crítico dos alunos. Para as crianças do Infantil, as histórias são acompanhadas de recursos visuais e interativos, criando um ambiente imersivo que favorece a aprendizagem de maneira divertida, inclusive o conhecimento de novas palavras. Já no Ensino Fundamental Anos Iniciais, as histórias ajudam a ampliar o repertório cultural, a reflexão sobre valores e o incentivo à leitura.
“A contação de histórias é uma prática que faz parte do nosso dia a dia escolar e tem um impacto significativo no desenvolvimento das crianças. Ela permite que os alunos se conectem com diferentes realidades, desenvolvam habilidades cognitivas e emocionais, e, principalmente, despertem o prazer pela leitura. Além disso, traz uma bagagem de conhecimento para os alunos e histórias e coincide com as suas realidades”, afirma Maria Angela Grechaki Dominhaki, bibliotecária do Colégio.
Para os alunos, a experiência de ouvir e contar histórias não se limita a um único dia. Ela é uma atividade contínua que contribui de forma significativa para a formação de leitores e cidadãos críticos.
“Eu acho super legal, porque as contadoras colocam fantasia, nos divertem muito aqui na biblioteca e a gente se sente dentro da história. Esses encontros são uma vez por semana e todo livro é uma emoção diferente. O nome do livro que mais me marcou é Mulheres que mudaram o mundo”, conta Isadora Moreira Melo , aluna do 5o ano.
Com atividades de contação de histórias diariamente, o Marista Anjo da Guarda reafirma seu compromisso com uma educação que vai além da sala de aula, incentivando os alunos a desenvolverem um amor duradouro pela leitura. Em Curitiba, o Marista Santa Maria e o Marista Paranaense também têm oficinas de literatura.
SOBRE OS COLÉGIOS MARISTAS
Os Colégios Maristas estão presentes em 18 estados e no Distrito Federal com 63 unidades. Os mais de 80 mil estudantes recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada aos desafios contemporâneos. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento

crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Os Colégios Maristas fazem parte do Marista Brasil, uma rede de colégios e escolas presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal que atende mais de 97 mil crianças, jovens e adultos. Saiba mais em: maristabrasil.org

Mais lidas

DE TUDO UM POUCO