Câmara aprova requerimento que questiona limite de idade para ingresso na Polícia Municipal de Sarandi

Share

Os vereadores Thay Menegazze e Dionizio da Diocar solicitaram à administração municipal um estudo sobre a retirada do limite de idade para ingresso na Polícia Municipal de Sarandi.

Na sessão da última segunda-feira (24), os vereadores Thay Menegazze e Dionizio da Diocar apresentaram o Requerimento nº 58/2025, solicitando que a administração municipal estude a viabilidade de alterar o inciso III do artigo 46 da Lei Complementar nº 424/2022. Atualmente, a legislação estabelece o limite máximo de 30 anos para o ingresso na Polícia Municipal de Sarandi.

Para os parlamentares, essa restrição etária pode impedir que profissionais capacitados tenham a oportunidade de integrar a corporação, diferentemente do que ocorre em instituições como a Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Penal e Polícia Rodoviária Federal, que não possuem essa limitação.

“Recebemos muitas mensagens e visitas de pessoas que sonham em ingressar na Polícia Municipal, mas que são impedidas apenas pela idade. É uma pauta delicada, porque envolve o futuro dessas pessoas, mas também precisamos considerar aspectos técnicos, como a aposentadoria e a condição física e mental ao longo dos anos. Por isso, apresentamos esse requerimento, para que a administração municipal avalie a viabilidade dessa mudança e nos traga uma resposta concreta”, explicou Thay Menegazze.

O requerimento foi aprovado, e agora aguarda a manifestação do Executivo sobre o tema. Caso seja viável, os vereadores reforçaram que defenderão o envio de um projeto de lei à Câmara para que essa alteração possa ser debatida e votada.

Mais lidas

DE TUDO UM POUCO