Via Araucária investe em frota própria, incluindo guinchos elétricos

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 Veículos já estão em operação no trecho administrado, garantindo mais eficiência no atendimento aos usuários

A partir de agora, a Via Araucária conta com uma frota própria para atendimento operacional aos usuários da rodovia. O investimento tem como objetivo aprimorar os serviços prestados e reforçar o compromisso da concessionária com a qualidade e a sustentabilidade. Entre as aquisições, destacam-se os guinchos elétricos para reboque de veículos leves, que fazem parte de uma estratégia focada na redução das emissões de gases de efeito estufa e na otimização dos serviços prestados na rodovia.

De acordo com o gerente de Operações da Via Araucária, Jorge Baracho, a Via Araucária vem conduzindo estudos sobre a eletrificação de sua frota e identificou ganhos significativos nessa transição, incluindo redução de emissão de gases poluentes, diminuição de custos com combustível e manutenção e operação otimizada, com menor tempo de resposta para determinados atendimentos.

Os guinchos elétricos contarão com carregadores instalados nas Bases de Serviço Operacional (BSOs), garantindo autonomia operacional sem impactar o atendimento ao usuário. “Atualmente, esses veículos operam em trechos estratégicos da concessão, e há estudos em andamento para ampliar a frota elétrica no futuro. Para isso, é necessário enfrentar desafios logísticos e operacionais para tornar a eletrificação ainda mais viável”, explica Baracho.

Com essa melhoria, a Via Araucária reforça seu compromisso com a segurança, eficiência e responsabilidade ambiental, proporcionando um atendimento ainda mais moderno e sustentável aos usuários da rodovia. “Nosso objetivo é acelerar as iniciativas que nos aproximam da meta desafiadora de tornar a empresa mais sustentável. Ao mesmo tempo, adotamos ferramentas inteligentes para a produtividade que se reverte em resultados ainda mais eficientes aos usuários”, acrescenta Sergio Santillan, diretor-presidente da Via Araucária.

 

Frota operacional moderna e preparada

Com uma frota operacional própria, a concessionária tem controle total sobre os veículos, o que permite maior agilidade na gestão da operação, garantindo disponibilidade imediata e tempo de resposta reduzido no atendimento aos usuários. Além disso, permite maior previsibilidade e controle de custos operacionais, viabilizando investimentos estratégicos na modernização dos equipamentos. Confira os veículos adquiridos:

 

  • 4 guinchos super pesados para transporte de caminhões, com capacidade de reboque de até 70 toneladas;
  • 4 guinchos elétricos para veículos leves, com autonomia de aproximadamente 150 km e pontos de recarga distribuídos estrategicamente nas Bases de Serviço Operacional (BSO’s);
  • 2 caminhões pipa para combate a incêndios;
  • 2 caminhões boiadeiros para resgate de animais;
  • 2 caminhões elétricos para uso das equipes de conservação viária.

Essa nova estrutura se soma à frota já existente da concessionária, que conta com 13 veículos de inspeção e 10 ambulâncias, sendo três delas do tipo UTI.

 

 

Sobre a Via Araucária

 A Via Araucária é a concessionária responsável pela operação, manutenção e modernização do Lote 1 do Sistema Rodoviário do Estado do Paraná, abrangendo 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais. Esse trecho inclui os contornos Norte e Sul de Curitiba, as interligações entre municípios da Região Metropolitana de Curitiba e a rota entre a capital e Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, entre outros segmentos viários. O contrato de concessão assinado junto ao Governo Federal prevê investimentos da ordem de R$13,1 bilhões na restauração de rodovias, ampliação da malha viária e implementação de tecnologias e inovações que contribuam para a prestação de serviços de alta qualidade. Para mais informações: www.viaaraucaria.com.br.

(I) BR-277/PR:

– Do acesso oeste de Curitiba/PR até a Ponte sobre o Rio Barigui, em Curitiba/PR;

– Do entroncamento com a BR-476, no município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a BR-373/PR-452 (Relógio), em Prudentópolis/PR;

– Do entroncamento com a BR-277/PR-431, no município de Campo Largo/PR, até o entroncamento com a BR-277/PR-431 (Fim do Contorno de Campo Largo), em Balsa Nova/PR;

– Do acesso a Santa no município de Balsa Nova/PR, até o entroncamento com a PR-423, em Balsa Nova/PR.

(II) BR-373/PR:

– Do entroncamento com a BR-373/PR (Caetano) no município de Ponta Grossa/PR, até o entroncamento com a BR-277/PR (Relógio), em Prudentópolis/PR.

(III) BR-376/PR:

– Do entroncamento com a BR-476 (P/Araucária) no município de Curitiba–PR, até o entroncamento com a BR-116/476 (Curitiba Sul/Pinheirinho), em Curitiba–PR.

(IV) BR-476/PR:

– Do entroncamento com a BR-376/277 (P/Araucária) no município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a PR-427 (P/ Porto Amazonas), em Lapa/PR.

(V) PR-418:

– Do entroncamento com a BR-277/PR (Campo Comprido) no município de Curitiba–PR, até o entroncamento com a PR-417, em Colombo/PR.

(VI) PR-423:

– Do entroncamento com a BR-276 (Araucária) no município de Araucária/PR até o entroncamento com a BR-277 (Pista Direita), em Campo Largo/PR.

(VII) PR-427:

– Do entroncamento com a BR-476 no município da Lapa/PR, até o entroncamento com a BR-277, em Palmeira–PR.

 

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