Cardume Cultural impulsiona artistas paranaenses com imersão gratuita em produção e gestão cultural

Share

DOLÁR HOJE

Dólar: carregando...
Euro: carregando...
Libra: carregando...

As inscrições estão abertas desde o dia 14 até o dia 30 de abril, e podem ser realizadas pelo link na Bio da @cardumeproducaocultural, para o curso que será realizado no AP de 13 Espaço de Criação, de 10 de maio a 21 de junho. 

Abertura de inscrições para Imersão em Produção e Gestão de Projetos Culturais da Cardume Cultural tem início dia 14 de abril. Arte de Kendri Almeida.

A Cardume Cultural, em parceria com o AP da 13 Espaço de Criação, anuncia a abertura de inscrições para uma imersão gratuita em Produção e Gestão de Projetos Culturais, de 14 a 30 de abril, etapa Curitiba, com os produtores Mayra Fernandes e Eduardo Ramos. A iniciativa, contemplada pelo Edital Qualifica Paraná, selecionará 30 artistas para uma formação completa e transformadora.

Com uma proposta de circulação por cinco cidades paranaenses – Curitiba, Paranaguá, Ponta Grossa, Tibagi e Rio Branco do Sul – o projeto visa instrumentalizar artistas, muitas vezes distantes das dinâmicas dos editais públicos, oferecendo as ferramentas necessárias para a concepção, desenvolvimento e execução de projetos culturais. “Realizamos duas edições similares em Curitiba com resultados muito positivos, reunindo mais de 60 artistas”, compartilha a produtora Mayra Fernandes. “Sentimos agora a necessidade de levar este conhecimento para outras cidades do Paraná, que também anseiam por informações detalhadas e uma formação de longa duração que aborde todas as etapas da construção de um projeto cultural”, complementa.

A primeira etapa do curso em Curitiba, com carga horária de 50 horas, vai abordar desde as fases da produção até a prestação de contas, passando por orçamento, contrapartida social, democratização do acesso, acessibilidade e inclusão. “Entendemos que, além do conhecimento técnico para estruturar um projeto, existe o grande desafio de transformar uma ideia em realidade”, explica Eduardo Ramos. “Um dos principais objetivos do curso é empoderar os artistas de cada cidade para que possam escrever seus próprios projetos e diversificar as áreas artísticas locais”, completa.

Um diferencial da imersão é que os três últimos encontros serão dedicados a um laboratório de criação, onde os participantes vão desenvolver um projeto cultural que será apresentado ao final do curso. Comprometido com a diversidade, o projeto prevê reservas de vagas para pessoas negras, de etnia indígena, de gênero trans e pessoas com deficiência. Além disso, para garantir a inclusão da comunidade surda, todas as aulas em todas as cidades contarão com intérprete de Libras.

A imersão será realizada em formato híbrido, totalizando 12 aulas com encontros online e presenciais no AP da 13 Espaço de Criação, em Curitiba. A parceria entre a Cardume Cultural e o AP da 13, produtoras com reconhecida expertise em gestão e produção cultural no cenário curitibano, consolida o objetivo de auxiliar artistas a desburocratizar processos e a se aproximarem das lógicas de mercado para viver de arte no Brasil.

As inscrições para a turma de Curitiba estarão abertas de 14 a 30 de abril, e poderão ser realizadas através do formulário disponível na Bio do perfil de Instagram da Cardume Cultural: @cardumeproducaocultural.

Diretores e produtores: Mayra Fernandes (Cardume Cultural) e Eduardo Ramos (AP da 13) lançam convocatória para uma imersão em Produção e Gestão Cultural para artistas das regiões descentralizadas de Curitiba e cidades do Paraná . Foto: Iara Elliz.

Mayra Fernandes e Eduardo Ramos

A frente do projeto esta a artista, diretora e produtora Mayra Fernandes, fundadora e diretora da Cardume Cultural, que possui 17 anos de experiência na elaboração e gestão de projetos culturais de diversas áreas, à frente como produtora de grandes festivais.

Eduardo Ramos, é diretor, dramaturgo e produtor da Setra Companhia, por onde idealizou e dirigiu 15 espetáculos de teatro e dança nos últimos 10 anos, partilha também sua bagagem a frente como fundador do Espaço Cultural independente AP da 13, com programação multicultural que movimenta o cenário artístico curitibano nos últimos 8 anos.

SERVIÇO

Período de inscrições: 14 a 30 de abril.

Previsão para o resultado da seleção e lista de suplentes: 5 de maio

Início: 10 de maio

Término: 21 de junho

Encontros presenciais: Sábados das 9h às 13h30

Encontros online: Quartas das 19h às 22h30

Local dos encontros presenciais: AP da 13 – Rua Treze de Maio, 1001, AP 01 Bairro São Francisco

Mais lidas

DE TUDO UM POUCO