Em sua sexta reprise no ‘Vale a Pena Ver de Novo’, a novela ‘A Viagem’ (1994), de Ivani Ribeiro, volta a despertar o interesse do público pela temática espírita. A trama, que aborda desde possessões até o contato entre vivos e mortos, não foi a única produção da emissora a mergulhar no universo espiritual.
Ao longo dos anos, outras novelas de sucesso também se destacaram por explorar a doutrina espírita de maneiras diversas, conquistando a atenção dos telespectadores e gerando debates sobre a vida após a morte e a influência dos espíritos em nosso mundo.
Um exemplo notável é ‘Alma Gêmea’ (2005), de Walcyr Carrasco e Thelma Guedes. A novela narra a história de amor trágica entre Rafael, um botânico, e Luna, uma bailarina, cuja felicidade é interrompida pela invejosa Cristina. Após a morte de Luna, sua alma reencarna em Serena, uma indígena que reencontra Rafael, reacendendo o amor e o ódio de seu passado.
Já em ‘Páginas da Vida’ (2006), de Manoel Carlos, a temática espírita se manifesta através da personagem Nanda, que após morrer no parto de seus gêmeos, retorna como espírito para proteger e unir seus filhos, Clara e Francisco, que enfrentam o preconceito e a rejeição.
Outras produções como ‘Além do Tempo’ (2015) e ‘Espelho da Vida’ (2018), ambas de Elizabeth Jhin, também exploraram a reencarnação e a busca por redenção em vidas passadas. ‘O Profeta’ (2006), de Ivani Ribeiro, trouxe a premonição como tema central, mostrando um jovem com o dom de prever o futuro e a luta entre o bem e o mal em seu destino.
Enquanto ‘A Viagem’ encanta o público com sua reprise, vale a pena relembrar outras novelas que, assim como ela, abriram espaço para reflexões sobre a espiritualidade e a influência do mundo invisível em nossas vidas. Para recordar e homenagear, confira a galeria de fotos dos atores de ‘A Viagem’ que já faleceram.
Fonte: http://www.cnnbrasil.com.br