Evento gratuito reúne especialistas do Brasil e da Itália para discutir mudanças na cidadania italiana

0
Especialistas participam de evento online sobre as mudanças nas regras de cidadania italiana
Especialistas participam de evento online sobre as mudanças nas regras de cidadania italiana

Com mais de 30 milhões de descendentes italianos e 800 mil cidadãos italianos registrados, o Brasil abriga a maior comunidade de origem italiana fora da Itália. A forte presença da cultura ítalo-brasileira, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, também se reflete na demanda crescente por reconhecimento de cidadania. No entanto, a recente aprovação do Decreto-Lei n.º 36/25 pelo Parlamento Italiano trouxe insegurança e uma série de dúvidas sobre a continuidade desse direito.

A nova legislação, sancionada em maio de 2025, introduziu restrições relevantes à transmissão da cidadania italiana por descendência, limitando-a à segunda geração e exigindo comprovações mais rigorosas. As mudanças afetam especialmente bisnetos, trinetos e colocam em alerta milhares de famílias brasileiras que já iniciaram processos ou pretendem ingressar com pedidos.

Para analisar os impactos da nova norma e orientar os interessados sobre os caminhos jurídicos possíveis, a Andersen Ballão Advocacia e o Bonassi Machado Advogados promovem o evento online gratuito “Novas regras para o reconhecimento da cidadania italiana”, no dia 4 de junho, das 13h às 14h. A transmissão será realizada pela plataforma Microsoft Teams, com inscrições abertas pelo Sympla [https://bit.ly/ABACidadania].

ESPECIALISTAS DO EVENTO
Participam do evento profissionais com sólida atuação nas áreas de direito internacional, proteção de dados e relações Brasil-Itália. Estão confirmados como palestrantes Marco Zorzi, advogado da ABA com LL.M. pela University of California – Berkeley e experiência jurídica internacional, Paulo Eduardo Magnani, diretor da Comissão de Direito Internacional da OAB/PR, e Renata Bueno, advogada, com mestrado e doutorado em Direito Europeu e Latino-Americano pela Universidade de Roma Tor Vergata, e ex-deputada ítalo-brasileira no Parlamento Italiano. A mediação será conduzida por Ana Claudia Bonassi Machado, sócia do Bonassi Machado Advogados e especialista em Jurisdição Federal.

“O nosso principal objetivo com este evento é proporcionar um espaço de diálogo e informação para construção da segurança jurídica necessária e a orientação adequada dos interessados”, afirma Marco Zorzi. Segundo ele, as alterações já vêm produzindo efeitos nos consulados e exigem atenção técnica de quem pretende manter ou buscar o direito à cidadania.

Ana Bonassi também destaca a urgência do debate. “A nova legislação impõe limitações relevantes ao direito à cidadania, o que deve gerar impactos jurídicos, políticos e econômicos consideráveis. Levando em conta a quantidade de descendentes de italianos no Brasil, entendemos que a promoção do debate neste momento é premente e altamente oportuna”, afirma.

A mudança ocorre pouco depois da celebração dos 150 anos da imigração italiana no Brasil, comemorados em 2024. Desde 1874, quando os primeiros imigrantes italianos chegaram ao Espírito Santo, estima-se que cerca de 30 milhões de brasileiros tenham se tornado descendentes diretos. A comunidade se estabeleceu principalmente nos estados do Sul e Sudeste, e até hoje mantém vínculos com a cultura e a nacionalidade italianas.

VIA JUDICIAL E CONSULTA
Tradicionalmente, o reconhecimento da cidadania italiana é fundamentado no princípio do jus sanguinis. Com o novo decreto, no entanto, surgem limitações inéditas e a exigência de comprovações mais restritas. “Neste momento, a única opção para bisnetos e trinetos é a via judicial”, afirma Paulo Magnani. Ele também reforça o risco de informações incorretas nas redes sociais. “É essencial que os interessados consultem profissionais idôneos e especializados, principalmente diante da proliferação de conteúdos pouco confiáveis.”

Por sua vez, Renata Bueno avalia que as mudanças promovidas pelo governo italiano têm repercussões que ultrapassam o aspecto técnico da cidadania. Ela vê na medida um afastamento da lógica tradicional que sustentava o vínculo entre a Itália e seus descendentes no exterior. “A cidadania italiana sempre foi uma forma de manter viva a conexão com a diáspora. Ao limitar esse direito, especialmente para os que vivem fora da Europa, a nova legislação impõe barreiras que fragilizam vínculos familiares, históricos e afetivos”, afirma. Renata também aponta que a medida gerou reações críticas entre representantes da comunidade ítalo-brasileira e pode trazer consequências políticas na relação entre os dois países. “A menos que haja diálogo e abertura a ajustes.”

O evento conta com apoio institucional da Comissão de Direito Internacional da OAB/PR.

Serviço
Evento: Novas regras para o reconhecimento da cidadania italiana
Data: 4 de junho de 2025
Horário: 13h às 14h
Formato: Online, via Microsoft Teams
Inscrição gratuita: disponível pelo Sympla [https://bit.ly/ABACidadania]
Realização: Andersen Ballão Advocacia e Bonassi Machado Advogados
Apoio: OAB/PR – Comissão de Direito Internacional

Sobre a Andersen Ballão Advocacia – Fundado em 1979, o escritório atua na prestação de serviços jurídicos nas áreas do Direito Empresarial e Comercial Internacional. Também possui sólida experiência em outros segmentos incluindo o Direito Tributário, Trabalhista, Societário, Aduaneiro, Ambiental, Arbitragem, Contencioso, Marítimo e Portuário. Atende empresas brasileiras e estrangeiras dos setores Agronegócios, Automotivo, Comércio Exterior, Energias, Florestal, Óleo e Gás, TI, e Terceiro Setor, dentre outros. Com a maioria dos especialistas jurídicos fluentes nos idiomas alemão, espanhol, francês, inglês e italiano, o escritório se destaca por uma orientação completa voltada para a ampla proteção dos interesses jurídicos de seus clientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui